Pesquisa e Inovação

Pesquisadores do ICB identificam células que marcam a evolução grave da dengue

Responsáveis pelo controle da inflamação, elas se tornam ineficientes em casos severos, processo semelhante ao observado em pacientes que morreram de covid-19

.
Fluxo mostra comportamento das T reguladoras em casos leves e graves da dengueImagem: acervo da pesquisa

Pesquisadores do Instituto de Ciências Biológicas encontraram células do sistema imunológico que marcam a evolução grave da dengue. As chamadas T reguladoras (Treg), que inibem o processo inflamatório e impedem que a inflamação saia do controle, apresentam disfunções importantes e se tornam ineficientes em pacientes com quadros severos. Ocorrência semelhante foi identificada pela mesma equipe em pacientes que morreram de covid-19 e foi descrita em artigo publicado no ano passado.

O estudo, cujos resultados estão prestes a ser publicados, foi realizado com 123 pacientes, entre voluntários saudáveis que nunca tiveram dengue, pacientes com dengue clássica ou leve (tratamento realizado em casa) e pacientes com dengue com sinais de alarme, grave ou hemorrágica. Eles foram avaliados durante a fase febril, três a quatro dias após o início dos sintomas, e, em seguida, após sete e 30 dias desde o início dos sintomas.

De acordo com a biomédica Marcela Gonçalves, as pesquisas sobre os mecanismos de regulação da resposta imune na dengue humana vêm sendo realizadas desde 2013, quando o foco era o sistema de defesa natural, chamado inato, e uma visão geral das populações de células do sistema imunológico.

Resposta imune adaptativa
Na sequência, os pesquisadores detiveram-se no que chamam de resposta imune adaptativa ou adquirida, com foco nas células T. Isso ocorre quando o organismo reconhece um agente causador de determinada doença e age de maneira específica para combatê-lo. "Fiz uma análise mais profunda e detalhada de cada uma das células e suas funções", explica a pesquisadora, que está em residência pós-doutoral no ICB, sob supervisão do médico Helton Santiago, professor do Departamento de Bioquímica e Imunologia e diretor clínico do Centro de Tecnologia de Vacinas (CTVacinas) da UFMG.

Nas investigações mais recentes, os pesquisadores avaliaram a produção de várias citocinas e identificaram que os pacientes com quadros leves de dengue têm células T reguladoras específicas para o vírus da doença com capacidade de produzir IL-10, um fator importante para sua função de controlar a inflamação.

Em sua superfície, essas Tregs também expressam GITR e CD200, moléculas que contribuem para a diminuição de respostas inflamatórias. As mesmas células não estão presentes em pacientes com dengue grave. "Neste trabalho", enfatiza Marcela Gonçalves, "observamos uma população de Tregs funcionais específicas para o vírus da dengue, presente apenas em voluntários com dengue leve." No grupo grave, frisa a pesquisadora, a população dessas células não é funcional.

Marcela:
Marcela Gonçalves pesquisa a funcionalidade das células reguladoras do processo inflamatórioFoto: arquivo pessoal

Para Marcela Gonçalves, os mecanismos que impedem a ativação das Tregs em dengue grave precisam ser mais bem estudados. "Parece que a indução da resposta reguladora mediada por Tregs depende de vários contextos, mas todos eles levariam ao impedimento de ativação funcional das Tregs, muito provavelmente por conta da força da inflamação inicial", supõe.

Os resultados da pesquisa sugerem a necessidade de investigar se, além de anticorpos, as vacinas que surgem para prevenir a dengue estão induzindo a presença de mecanismos reguladores mediados pelas Tregs para diminuir a inflamação. "Sabemos que muitas pessoas não terão acesso imediato às vacinas. Seria importante, portanto, o desenvolvimento de fármacos para estimular a atividade de T reguladoras no organismo de modo a combater o processo de hiperinflamação que leva à complicação dos quadros de dengue", propõe a residente de pós-doutorado.

De acordo com a pesquisadora, especialista em imunologia celular, já há tratamentos baseados nas próprias T reguladoras de um paciente. "Você retira o sangue do doente, isola as células, faz o enriquecimento com as T reguladoras do próprio paciente e depois devolve o sangue a ele. Assim, se consegue diminuir a inflamação. Embora eficiente, é um tratamento individualizado, por isso, caro", ressalva Marcela Gonçalves.

Dayse Lacerda | Assessoria de Comunicação Social e Divulgação Científica do ICB