​Pioneiras recebem título de professoras eméritas da EEFFTO

Hilda Jiménez e Lívia Magalhães participaram, respectivamente, da fundação dos cursos de Fisioterapia e Terapia Ocupacional

Na noite desta quinta-feira, 12, foi realizada, na Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO) da UFMG, a cerimônia de outorga do título de professoras eméritas a duas docentes de significativa importância para a história da unidade: Hilda Angélica Iturriaga Jiménez e Lívia de Castro Magalhães.

Hilda Jiménez tornou-se professora, em 1982, do recém-criado curso de Fisioterapia da UFMG, com importante atuação na constituição e desenvolvimento do Departamento e na formação de profissionais. Professora de Terapia Ocupacional, Lívia de Castro, entre outros feitos, criou, no ano 2000, o Laboratório de Integração Sensorial (Lais) da UFMG, que oferece atendimento a crianças com dificuldades de coordenação e de aprendizagem.

Hilda Jiménez: emoção e gratidãoFotos: Foca Lisboa / UFMG

Fonte de inspiração
O discurso de homenagem a Hilda Jiménez ficou a cargo da professora do Departamento de Fisioterapia Verônica Franco Parreira, que definiu a emérita como “pró-ativa, de vanguarda, arrojada e não convencional”. “Hilda é fonte de inspiração porque consegue inovar com alegria. Seu movimento exemplar em todas as atividades exercidas engrandece o Departamento e a profissão do fisioterapeuta, mais especialmente aquele que se dedica à fisioterapia respiratória. Por esses e outros aspectos, foi unânime sua indicação para a homenagem”, declarou Verônica.

“Acho que ninguém aqui imagina a emoção que pode sentir um professor diante de uma homenagem como essa. Quando fui comunicada, nem sabia se acreditava ou desacreditava", confessou Hilda Jiménez. Em seu pronunciamento, a emérita sugeriu à comunidade da Escola que disponibilize um ambulatório para atender à comunidade e prestou muitos agradecimentos. "Agradeço a Deus por me permitir vivenciar essa situação; ao Brasil e à sua gente, que me recebeu de braços abertos; ao departamento, colegas e alunos”, declarou a homenageada, que é nascida no Chile.

cd
Lívia de Castro: perseverança e paixãoFotos: Foca Lisboa / UFMG

Cuidado com o outro
A professora Adriana Maria Valadão Novais, do Departamento de Terapia Ocupacional, elegeu a simplicidade, a delicadeza, a generosidade e a tranquilidade como atributos da colega Lívia de Castro. “Ela é especial por sua trajetória, suas conquistas e seu legado. Sempre foi defensora do trabalho conjunto e ajudou-nos a delinear e concretizar ideias que pareciam utópicas. Mesmo diante de severos desafios, a doçura, o cuidado com o outro e a valorização das relações humanas são suas marcas registradas”, disse.

Lívia de Castro também se declarou surpresa com a outorga. “Minha carreira não incluiu grandes feitos ou trabalhos administrativos, mas me empenhei em cumprir bem meu papel como professora, pesquisadora e terapeuta ocupacional. Quem me conhece sabe que sou paciente e perseverante, faço alguns desvios e não desisto facilmente dos meus objetivos”, comentou a professora, sobre seu estilo. Ela ressaltou que a clínica de reabilitação infantil é sua maior paixão. “Gosto de ver as crianças se tornando autônomas, seguras de si e felizes."

sd
Sandra Goulart: referência para a UFMGFotos: Foca Lisboa / UFMG

A reitora Sandra Regina Goulart Almeida sublinhou que a comunidade universitária presta “um justo tributo a pessoas que dedicaram suas carreiras e suas vidas à UFMG, com esmero, afinco e sacrifício”. “Nossas homenageadas são exemplos a serem seguidos, de dedicação e compromisso com o ensino e a pesquisa”, disse. Para a reitora, a outorga do título, além de expressar gratidão e reconhecimento, “representa um novo padrão de referência para a Universidade”. “As novas gerações, a partir de agora, herdam a difícil tarefa de ir além”, considerou.

Para o diretor da EEFFTO, Gustavo Pereira Cortês, a homenagem se justifica, entre outras razões, porque Hilda Jiménez e Lívia de Castro “transformaram muitas vidas”. “Vocês realizaram todos os seus trabalhos de forma meritória e lutaram pelos seus sonhos. São mulheres guerreiras que inspiraram a todos nós”, declarou.

Trajetórias
Hilda Angélica Iturriaga Jiménez possui graduação em Kinesiologia pela Universidade do Chile (1961); especialização em Fisioterapia Respiratória pela Universidade Católica, do Chile (1973); aperfeiçoamento em Reabilitação pela Stitching Revalidatie Institut Muiderpoort, da Holanda (1979); aperfeiçoamento em Reabilitação Respiratória pela National Jewish Denver Colorado, dos EUA (1989); mestrado em Reabilitação pela Queen’s University, do Canadá (1993). Tem experiência clínica, acadêmica, administrativa e pedagógica na área de Fisioterapia, atuando principalmente nas áreas de fisioterapia respiratória em fibrose cística e câncer de mama.

Lívia de Castro Magalhães é graduada em Terapia Ocupacional pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais (1979); mestre em Terapia Ocupacional pela Boston University (1987); doutora em Educação pela University of Illinois, dos EUA (1995) e pós-doutorada em Terapia Ocupacional pela Universidade de McMaster, do Canadá. Sua pesquisa tem ênfase na elaboração de testes e medidas para avaliar o desenvolvimento e desempenho infantil e no tratamento de crianças com problemas de coordenação motora. Entre seus tópicos de interesse em pesquisa, estão o impacto da prematuridade no desenvolvimento infantil e a terapia ocupacional com crianças.

O vice-reitor da UFMG, Alessandro Fernandes; as homenageadas, Hilda Jiménez e Lívia de Castro; a reitora Sandra Goulart e o diretor da EEFFTO, Gustavo Pereira
O vice-reitor Alessandro Moreira (à esquerda), as homenageadas Hilda Jiménez e Lívia de Castro, a reitora Sandra Goulart e o diretor da EEFFTO, Gustavo Pereira Fotos: Foca Lisboa / UFMG

Matheus Espíndola