Institucional

Pioneiro da internet, Ivan Moura Campos recebe título de professor emérito

Pesquisador atua em startup de inteligência artificial e 'big data analytics'

Campos agradece a homenagem, em solenidade no Instituto de Ciências Exatas
Campos agradece a homenagem, em solenidade no Instituto de Ciências Exatas Foca Lisboa / UFMG

O gosto por áreas de fronteira perpassa toda a carreira de Ivan Moura Campos, que recebeu, na noite desta sexta-feira, 1º, o título de Professor Emérito da UFMG, por iniciativa do Departamento de Ciência da Computação (DCC).

Seja como pesquisador, professor ou gestor, Ivan Moura Campos teve destacada atuação em temas que abrangem inovação e empreendimentos de alta tecnologia, políticas públicas e política industrial.

Em sessão solene da Congregação do Instituto de Ciências Exatas (ICEx), o reitor Jaime Ramírez afirmou que “os sonhos que moldaram a trajetória do professor Ivan Moura Campos foram norteadores em sua carreira universitária e fizeram dele uma importante referência no país, na gestão acadêmica e no âmbito da reflexão sobre ciência e tecnologia”.

Reflexão que permeou também o discurso de agradecimento pela homenagem. Campos, que coordenou o Comitê Gestor da Internet no Brasil e foi diretor da Internet Corporation for Assigned Names and Numbers (Icann), entidade que coordena o domain name system da internet em escala mundial, fez referência ao “fascínio criativo nessa área” e alertou que “é muito fácil introduzir preconceitos e tendenciosidades no processo decisório de algoritmos, mesmo inadvertidamente”.

Lembrou que no DCC “são formadas as pessoas que conseguem ir além de construir o futuro incrementalmente: as inovações chamadas disruptivas são na verdade aquelas em que antecipamos para o agora um pedaço do futuro”. E disse que considera estimulante ver que essa comunidade, na academia e no mercado, “está envolvida em ações de conscientização, urbi et orbi, sobre a necessidade de implantar padrões éticos e auditáveis, transparência, equidade e accountability”, afirmando que o DCC é participante ativo nesse processo.

Professor Ivan Moura Campos
Professor Ivan Moura Campos Foca Lisboa / UFMG

Senior nerd

Aposentado da UFMG desde 1994, ele hoje se autodenomina “Senior nerd” da startup Hekima, focada em inteligência artificial e big data analytics, da qual é cofundador. 

A carreira como empreendedor é uma das muitas vertentes de sucesso em sua trajetória: duas outras empresas que ajudou a criar tornaram-se referência no mercado – a Miner Technology Group, vendida para o portal UOL em 1999, e a Akwan S.A., empresa especializada em ferramentas de busca e gestão da informação na web, que em 2005 se tornou o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) do Google na América Latina.

Professor Roberto Bigonha fez a saudação ao novo emérito da UFMG
Roberto Bigonha fez a saudação ao novo eméritoFoca Lisboa / UFMG

Ao saudar o colega, o também professor emérito do DCC Roberto da Silva Bigonha fez referência a iniciativas de grande repercussão, nos campos da gestão, da pesquisa e da docência, e destacou o que classifica como “uma de suas maiores obras”, efetivada em 1995, quando ocupava o cargo de secretário de Política de Informática e Automação do Ministério de Ciência e Tecnologia.

Segundo Bigonha, devido a “uma articulação política diretamente orquestrada por Ivan, a internet passou a ser vista como serviço de valor adicionado e não de telecomunicações, o que permitiu que centenas de empresas provedoras de acesso fossem criadas, universalizando no Brasil o acesso à rede mundial. Esse modelo de gestão foi considerado um sucesso e tornou-se um paradigma para implantação da Internet em outros países”.

Bigonha relembra que à época “existia no Brasil apenas a internet acadêmica, e o nosso sistema de telecomunicações pretendia ser o único provedor de acesso para atender à comunidade não acadêmica”.

Presença acadêmica
Tendo iniciado a carreira docente em 1968, no Departamento de Engenharia Mecânica, da Escola de Engenharia, Ivan Moura Campos iria depois para o então recém-criado ICEx, que abrigou o Departamento de Matemática, fruto da fusão com o Departamento de Cálculo da Engenharia.

De acordo com Bigonha, no início dos anos 1970, época em que ainda não havia no país cursos formais de informática, Moura Campos “convenceu a Reitoria a introduzir o ensino de programação de computadores em todos os cursos da área de exatas da Universidade e incentivar nossos jovens professores e técnicos a buscar qualificação em programas de pós-graduação”.

Moura Campos também ajudou a construir o programa de pós-graduação em Ciência da Computação e implantou na UFMG a área de pesquisa denominada engenharia de software, na qual formou vários alunos.

Em 2000, por solicitação do novo emérito, o Laboratório de Universalização de Acesso à Internet do DCC construiu o protótipo do então denominado Computador Popular, um microcomputador simplificado, sem perda de funcionalidades importantes, cujo maior atributo era seu custo de cerca 20% do preço dos disponíveis no mercado.

Para Bigonha, essas e outras iniciativas resultam de um “incomum perfil colaborativo, combinado com uma elevadíssima inteligência, capacidade criativa excepcional e singular talento para enxergar muito além do que a maioria das pessoas conseguem ver ou imaginar. Isso tudo, sem mencionar sua imensa capacidade de argumentação lógica, clara, consistente e, assim, convincente”.

O reitor Jaime Ramírez dirigiu ao homenageado palavras de agradecimento, “por toda sua dedicação e comprometimento, pelos anos destinados ao magistério, à pesquisa, ao atendimento à comunidade e à gestão acadêmica”. E enfatizou que a concessão do título “também sinaliza que a instituição lhe pede para que continue presente, nos ajudando a ensinar e a aprender e, assim, construir a sociedade de que necessita o país, cada vez mais relevante, mais inclusiva, justa e equânime, como você sempre sonhou”.

Compuseram a mesa na solenidade o reitor Jaime Ramírez, a vice-reitora Sandra Goulart Almeida, o diretor do ICEx, Antônio Flávio de Carvalho Alcântara, o chefe do DCC, Wagner Meira Jr., e Wilson de Pádua Paula Filho, representando os professores eméritos do ICEx.

Currículo
Ivan Moura Campos é doutor em Ciência da Computação pela Universidade da Califórnia, Los Angeles. Graduado em Engenharia Mecânica pela UFMG em 1967, tornou-se docente no ano seguinte, na Escola de Engenharia. Foi professor titular de Ciência da Computação, chefe de Departamento, pró-reitor de Pós-graduação e diretor executivo da Fundação para Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep). 

No âmbito governamental, foi diretor de Programas Especiais do CNPq, secretário de Política de Informática do Ministério da Ciência e Tecnologia e secretário de Ciência e Tecnologia de Minas Gerais.

Ivan Moura Campos recebe diploma de Professor Emérito do reitor Jaime Ramírez e do diretor do ICEX, Antônio Flávio Alcântara
Ivan Moura Campos, o diretor do ICEx, Antônio Flávio Alcântara, e o reitor Jaime Ramírez Foca Lisboa / UFMG