Notícias Externas

Plataforma mapeia trabalhos de artistas com deficiência no Brasil

Iniciativa do Itaú Cultural busca expandir a presença de pessoas com deficiência nas programações culturais de todo o país

Projeto contempla artistas das mais diversas áreas de expressão artística
Projeto contempla atuantes das mais diversas áreas de expressão artística Divulgação/Itaú Cultural

Já está no ar o site Arte e Acesso – Portifólio Coletivo de Artistas com Deficiência, plataforma que mapeia trabalhos de pessoas com deficiência, atuantes em diferentes áreas de expressão artística de todo o país. A iniciativa é do núcleo Itaú Cultural e o objetivo é incentivar programadores, curadores e produtores, independentes ou ligados a espaços culturais, a expandir a presença de artistas com deficiência em suas programações. No programa Conexões desta sexta-feira, 7, a coordenadora do Núcleo de Educação e Relacionamento do Itaú Cultural, Tayná Meneses, uma das responsáveis pela criação da página, deu mais detalhes sobre o projeto

A convidada falou sobre a importância de ampliar a presença de pessoas com deficiência na cultura através de instrumentos que vão além das estratégias de acessibilidade. “Sem dúvida, recursos de acessibilidade são fundamentais. Mas a gente precisa dar mais um passo e pensar também na participação de pessoas com deficiência em nossa programação artística de modo geral”, defendeu a coordenadora. Esse é um dos objetivos da iniciativa, que deu origem à ideia para a plataforma, a fim de propor um mapeamento de artistas e pesquisadores com deficiência que atuem no campo das artes e da cultura.

Segundo a entrevistada, outro aspecto que deve ser pensado é a barreira da descentralização da cultura no Brasil. Ela explicou que o mapeamento partiu de artistas que já passaram para a programação do Itaú Cultural, mas a ideia é ampliar essa abrangência ao tornar público o projeto e promover maior visibilidade dele, para que contemple pessoas de fora do sudeste, onde os nomes tendem a se concentrar. No momento, o conhecimento sobre a plataforma vem se expandindo através do contato também com programadores e produtores culturais que fazem parte da rede da iniciativa.

Ouça a entrevista completa no Soundcloud.

O site Arte e Acesso – Portifólio Coletivo de Artistas com Deficiência é constantemente atualizado e permite filtrar a busca por área de expressão, estado do país, ou palavra-chave e nome do artista. Artistas que desejarem se inscrever ou inscrever um grupo, podem enviar um e-mail para atendimento@itaucultural.com.br.

Produção: Luiza Glória
Publicação: Enaile Almeida, sob orientação de Luiza Glória