Extensão

Plateia infantil acompanha palestra sobre dengue, zika e chikungunya

Crianças do Colégio Imaco assistiram ao relato do professor Mauro Teixeira sobre as infecções causadas por arbovírus
Crianças do Colégio Imaco assistiram ao relato do professor Mauro Teixeira sobre as infecções causadas por arbovírus Natiele Lopes/UFMG

Uma plateia especial assistiu a uma das palestras de cunho científico ministradas na manhã desta quarta-feira, dia 22, no Conservatório UFMG. Estudantes de 8 a 10 anos, da Escola Estadual Imaco, acompanharam o relato do professor Mauro Teixeira, do Departamento de Bioquímica e Imunologia do ICB, sobre as infecções (dengue, zika e chikungunya) provocadas pelos chamados arbovírus.

Na conversa, o professor falou sobre a cronologia, o número de casos e o ciclo de infecção dessas doenças. “São essas pessoas que vão resolver o problema”, afirmou o professor, referindo-se à relevância de se discutir esse tema de saúde pública com crianças. Elas puderam conhecer, durante a palestra, os sintomas de cada doença e o esforço científico na busca de tratamentos.

Texeira disse que a dengue é um desafio para a pediatria e defendeu a necessidade de se fazer projeções realistas para lidar de forma adequada com as epidemias. "Enfrentar problemas crônicos e complexos implica pensar soluções complexas e, principalmente, planejadas", defendeu.

Durante a palestra, o professor ressaltou que o surto da infecção de zika, em 2015, foi relevante para o avanço dos estudos sobre o vírus, descrito há cerca de 70 anos. “É impressionante como a ciência brasileira foi capaz de contribuir para a compreensão do comportamento do zika; todo o conhecimento básico sobre o vírus foi produzido por cientistas brasileiros. Temos que nos orgulhar disso", afirmou.