Formas de Ingresso

Pós-graduação em Odontologia seleciona para mestrado, doutorado e mestrado profissional

Oitenta e oito vagas são oferecidas nos três cursos; inscrições podem ser feitas até 10 de junho

A pesquisa desenvolvida na Faculdade de Odontologia estima as variáveis de risco associadas à halitose
Clínica da Faculdade de Odontologia: 
Foca Lisboa | UFMG

O Programa de Pós-graduação em Odontologia da UFMG abriu inscrições para seus três cursos. São 32 vagas para o mestrado, 36 para o doutorado e 20 para o Mestrado Profissional em Odontologia em Saúde Pública. As inscrições seguem até 10 de junho e devem ser feitas no site do Colegiado de Pós-graduação em Odontologia (CPGO). Para se cadastrar, é preciso preencher o formulário on-line e pagar a taxa de inscrição de R$ 188,94.

Conforme previsto na Resolução nº 02/2017 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFMG, vagas são reservadas para candidatos autodeclarados negros: nove no mestrado, 11 no doutorado e quatro no mestrado profissional. Também haverá processos para seleção de um candidato indígena e uma pessoa com deficiência para cada curso ofertado.

O processo seletivo é composto de duas avaliações on-line, de caráter eliminatório e classificatório, que serão aplicadas de 27 de junho a 1º de julho. Também nesse período, a banca de seleção realiza a análise de currículo, também de caráter eliminatório e classificatório. As bibliografias para as provas gerais e específicas estão indicadas nos anexos dos editais, disponíveis na página que reúne informações sobre os processos seletivos.

Os cursos
O mestrado e o doutorado do Programa de Pós-graduação em Odontologia têm sete áreas de concentração: Clínica odontológica, Endodontia, Estomatologia, Odontopediatria, Patologia bucal, Periodontia e Saúde coletiva. Devidamente articuladas, essas linhas proporcionam ao estudante flexibilização curricular e trânsito entre saberes. O Mestrado Profissional em Odontologia em Saúde Pública, por sua vez, tem o objetivo de formar profissionais com habilidade para a gestão de serviços de saúde e competência de desenvolver pesquisas, analisar dados, preparar diagnósticos, planejamento, fazer avaliação e intervenções nesses serviços.