Pós-graduação em produção vegetal do ICA lança podcast sobre agronegócio

Primeiro episódio do AgroCas-UFMG estreia nesta quarta, dia 13, no Youtube

Logomarca do podcast AgroCast-UFMG que terá periodicidade quinzenal
Logomarca do podcast AgroCast-UFMG, que terá periodicidade quinzenal Divulgação

Nesta quarta-feira, 13, o Programa de Pós-graduação em Produção Vegetal do Instituto de Ciências Agrárias (ICA), em Montes Claros, lança o programa AgroCast-UFMG, no formato de podcast. A programação, quinzenal, vai levar aos produtores rurais, empreendedores do setor agrícola, técnicos e engenheiros agrônomos, informações científicas, por meio de uma linguagem coloquial e de fácil compreensão, sobre questões relacionadas às práticas do agronegócio.

Em seu episódio de estreia, o podcast levanta a seguinte questão: A fruticultura é um bom negócio? O professor convidado da Unimontes Marlon Cristian Toledo Pereira, com mais de 25 anos de experiência no segmento, abordará os desafios do setor frutícola, que estão relacionados tanto às culturas tradicionais, como a bananicultura, quanto às novas necessidades dos consumidores. E ainda vai tratar da sustentabilidade do setor, cada vez mais exigida pelo mercado.

O AgroCast-UFMG estará disponível no canal do Programa de Pós-graduação no YouTube e na plataforma Anchor. Os programas terão, no máximo, 30 minutos de duração e periodicidade quinzenal.

Necessidade de aproximar
A coordenadora da pós-graduação, professora Silvia Nietsche, conta que a ideia do programa surgiu da necessidade de aproximar a pós-graduação da sociedade. “Há muito tempo, eu e o professor Alcinei Místico Azevedo, subcoordenador do programa e do podcast, observamos que a pós-graduação das universidades está distante da população. Muitas vezes, ficamos presos nas nossas rotinas acadêmicas e científicas e, apesar de sermos ótimos em divulgar os temas científicos, temos dificuldade em popularizar e transmitir esse conhecimento acumulado, numa linguagem mais acessível.”

A professora espera que a defasagem entre o que é produzido na academia e o que chega para a comunidade que está no campo, nas empresas e nos empreendimentos rurais, ou até mesmo para os engenheiros agrônomos que não têm dificuldades de se atualizar, poderá ser minimizada com programas como esse. “O formato podcast tende a ser um facilitador, porque o ouvinte pode se informar sobre o agro enquanto realiza suas atividades diárias, no veículo, no campo. Basta estar conectado à internet”, acrescenta.

Professora Silvia Nietche à esquerda com parte da equipe do AgroCast-UFMG
Professora Silvia Nietsche, à esquerda, com parte da equipe do AgroCast-UFMG Arquivo do projeto

Sob a coordenação dos professores Silvia Nietsche e Alcinei Místico Azevedo, a equipe do AgroCast-UFMG é formada pelas doutorandas em Produção Vegetal Sabrina Barbosa Ramos, Sara Malveira e Cristiane Gonçalves e pelos estudantes de graduação Maria Laura Azevedo Correia e Lucas Guimarães. O grupo participa de todas as etapas de produção, como elaboração do roteiro, realização de entrevistas, edição do conteúdo e divulgação do programa nas redes sociais.