Formas de Ingresso

Pós-graduação em Sociedade, Ambiente e Território tem seleção aberta para o mestrado

Com sede em Montes Claros, Programa é uma parceria entre o Instituto de Ciências Agrárias e a Unimontes

Estão abertas, até 30 de setembro, as inscrições para seleção de candidatos ao mestrado do Programa de Pós-graduação em Sociedade, Ambiente e Território (PPGSAT), resultado de associação entre o Instituto de Ciências Agrárias (ICA) e a Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). As inscrições e as etapas dos processos seletivos serão realizadas remotamente.

Segundo o edital, são ofertadas 15 vagas. Cinco delas são reservadas a candidatos autodeclarados negros, de acordo com a Resolução 02/2017 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) da UFMG. O mestrado é realizado na modalidade presencial no campus da UFMG em Montes Claros e na Unimontes.

Os cronogramas, o formulário eletrônico de inscrição e os editais com todas as informações sobre as etapas e a documentação para inscrição estão disponíveis no site do PPGSAT. A inscrição no processo seletivo é gratuita. Toda documentação descrita no edital deverá ser entregue digitalizada, anexada ao formulário no momento da inscrição.

Seleção e resultado
A seleção será realizada em quatro etapas, todas elas a distância por meio de plataformas on-line. Entre as etapas estão avaliação do plano de trabalho, prova oral, entrevista e avaliação do currículo Lattes documentado. A prova oral e a entrevista usarão a plataforma Microsoft Teams. O resultado será divulgado no dia 30 de outubro.

Linhas de pesquisa
A Pós-graduação tem uma única área de concentração denominada Sociedade, Ambiente e Território, que enfatiza as inter-relações entre esses três temas. Visa articular a diversidade de conhecimento das variadas áreas das humanidades e ciências sociais aplicadas e estimular habilidades para analisar processos sociais, ambientais e espaciais em suas interfaces com desenvolvimento, territórios, programas públicos e dinâmicas demográficas. Esta área de concentração se desdobra em duas linhas temáticas: Sociedade e ambiente e Território e desenvolvimento.

Formação será realizada no campus da UFMG em Montes Claros, norte de Minas Gerais Foto: Lucas Braga | UFMG

Origem
Em 2015, as coincidências entre temas, base geográfica, métodos de investigações usados pelos docentes e culturas organizacionais similares motivaram o surgimento da parceria entre UFMG e Unimontes, que deu origem ao PPGSAT. O Programa caracteriza-se pelo esforço de inserção social por meio da cooperação com organizações estatais e sociedade civil que lidam com demandas por programas públicos, populações de periferia urbana, povos e comunidades tradicionais, mediação social e desenvolvimento territorial.