Extensão

Projeto da UFMG promove sessão inclusiva para pessoas autistas na semana das crianças

Evento sorteou participantes para brincadeiras em pula-pula gigante

O Programa de Atenção Interdisciplinar ao Autismo (Praia UFMG) promoveu nesta quinta-feira, 14 de outubro, uma sessão adaptada de brincadeiras no Jump around, o maior castelo inflável da América Latina, para crianças que sofrem do transtorno do espectro autista. A atividade marcou a semana das crianças. Com sucesso de público, selecionado por sorteio, a iniciativa do programa capacitou monitores para acompanhar as crianças neuroatípicas no brinquedo, instalado no estacionamento de um shopping de Belo Horizonte.

A equipe interdisciplinar do programa, coordenado pelas professoras Maria Luísa Nogueira e Ana Amélia Cardoso, capacitou os monitores do evento ampliado para acompanhar no brinquedo as crianças. Como as pessoas autistas apresentam diferenças no processamento sensorial – hipersensibilidade à luz e a sons, por exemplo –, há a necessidade de adaptações no ambiente para que elas se sintam confortáveis.

De acordo com a coordenação do Praia, muitas famílias evitam participar de atividades culturais e de lazer com seus filhos pelo receio do preconceito e da discriminação. Como as crianças autistas podem apresentar comportamentos estranhos para leigos, como estereotipias ou vocalizações, suas famílias acabam afastando os filhos neurotípicos de ambientes públicos. Por isso, é importante a promoção de eventos inclusivos e educativos.

Equipe: Renata Valentim (produção e edição de conteúdo), Miryam Cruz (reportagem), Antonio Soares (imagens) e Marcelo Duarte (edição de imagens)