Extensão

Prática da tradução é tema do próximo Letras Debate

Patrizia Bastianetto abordará as técnicas utilizadas pelos profissionais para manterem-se fiéis à cultura do idioma de origem

Dicionário livre de Santome/Português
Dicionário livre de Santome/Português Marcos Santos/USP Imagens

Com o objetivo de analisar os aspectos linguísticos e culturais referentes à atividade da tradução, o Letras Debate de outubro traz a professora Patrizia Bastianetto para falar sobre A tradução interlinguística oral e escrita. O evento está marcado para sábado, 27 de outubro, no auditório 1007 da Faculdade de Letras (Fale), das 10h às 12h.

Bastianetto abordará as técnicas utilizadas pelos profissionais para se manterem fiéis à cultura relacionada ao idioma em que a obra original foi escrita. Essa postura é importante para os diversos tipos de tradução, como a oral consecutiva e simultânea, ou a tradução escrita, que pode ser de natureza técnica, literária, além de incluir a legendagem de filmes. 

As diferenças entre esses nichos serão pontuadas por Patrizia, que foi professora de tradução na UFMG. Também estarão em pauta as características em comum entre essas modalidades, com o olhar direcionado para o que os organizadores do Letras Debate chamam de “a busca pela legibilidade”, ou seja, a capacidade de repassar uma mensagem para outro idioma da maneira “mais clara e natural possível”. 

Outro aspecto que será explicado pela professora refere-se às dificuldades enfrentadas pelos tradutores ao depararem com jogos de palavras e referências culturais. Essa discussão será embasada pela indicação de recursos utilizados pelos tradutores, como a pesquisa lexical.

Integralização curricular
O Letras Debate é organizado pelo colegiado de graduação do curso de Letras para complementar a formação acadêmica dos  seus estudantes. Composto de palestras, mesas-redondas, seminários e workshops, o evento busca criar condições para que os alunos da Unidade – em especial do turno noturno – alcancem a  quantidade de créditos necessária para conclusão do curso. A iniciativa é classificada como Atividade Acadêmico Científico Cultural (AACC). 

Para realizar a inscrição, é necessário acessar o site do evento. Os inscritos que assinarem a lista de presença até as 10h30 e assistirem à palestra até o encerramento receberão certificados. Os ouvintes que atenderem aos pré-requisitos podem solicitar, em até cinco dias úteis, os certificados na página do Letras Debate com o cadastro do CPF. As inscrições ficam abertas até as vagas se esgotarem.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail colgra@letras.ufmg.br.

Com Setor de Comunicação da Faculdade de Letras da UFMG