Pesquisa e Inovação

Práticas de saúde baseadas em evidências serão discutidas em seminário do Hospital das Clínicas

Prédio da Faculdade de Medicina, que sediará o evento
Prédio da Faculdade de Medicina, que sediará o evento Lucas Braga / UFMG

Os profissionais da área da saúde precisam tomar decisões corretas e cuidadosas para tratar seus pacientes e, para isso, são adotadas as chamadas Práticas em Saúde Baseadas em Evidências (PSBE), tema de seminário que será realizado de 15 a 18 de fevereiro, no Salão Nobre da Faculdade de Medicina, no campus Pampulha.

Coordenado pelo Hospital das Clínicas da UFMG, em parceria com a Associação de Apoio à Residência Médica de Minas Gerais e o Grupo Mais Evidências, o evento terá como tema central Aprendizado compartilhado, redes colaborativas.

O seminário, destinado à comunidade acadêmica e hospitalar, tem abordagem multidisciplinar, com discussões de tópicos nas áreas de Clínica Médica, Medicina Hospitalar, Pediatria, Cirurgia, Ortopedia, Psiquiatria, Otorrinolaringologia e Cardiologia. Na ocasião, será lançada a Liga Acadêmica de Prática em Saúde Baseada em Evidências.

A programação conta, ainda, com duas mesas, cada uma com dois debatedores e um mediador. A primeira, Ciência, propaganda e mídia, discutirá o papel da mídia e da publicidade na divulgação dos avanços da saúde. “No cenário atual, a informação transparente se tornou essencial.

De um lado, há interesses comerciais, convivendo com práticas arraigadas que, à luz da ciência, já deveriam ter sido abandonadas”, afirma José Luiz Nogueira, chefe do Núcleo de Atendimento à Tecnologia de Saúde. O tema da segunda mesa será Reações aos desperdícios, excessos e omissões da moderna assistência à saúde.

As inscrições serão efetuadas no local do evento. Os valores variam de R$20 a R$200. Mais informações podem ser obtidas na página oficial do evento no Facebook. A programação completa está disponível no site do evento.

Cidadania e saúde

Paralelamente ao evento, a comunicação de evidências para os pacientes será discutida no simpósio Cidadania e saúde – as evidências científicas, a informação e a participação dos pacientes nas ações e decisões na saúde. O simpósio, direcionado a pessoas que não atuam na área médica, está agendado para quinta-feira, 16, das 8h às 12h, no mesmo local. As inscrições, gratuitas, estão sendo efetuadas no Conselho Municipal de Saúde, pelo e-mail comunicacaoconselho@pbh.gov.br.

Assessoria de Comunicação do Hospital das Clínicas