Notícias Externas

Prêmio José Reis de divulgação científica tem inscrições abertas para jornalistas

Estão abertas, até 17 de abril, as inscrições para a 37ª edição do Prêmio José Reis de Divulgação Científica e Tecnológica, iniciativa do CNPq. A categoria em disputa neste ano é Jornalista em ciência e tecnologia. O objetivo é reconhecer profissionais que se destaquem na difusão da ciência, da tecnologia e da inovação nos meios de comunicação de massa.

O vencedor vai receber R$ 20 mil em espécie, diploma, passagem aérea e hospedagem para participação na cerimônia de entrega do Prêmio, que será realizada durante a 69ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), em julho, na UFMG.

Em anos alternados, são contempladas também as categorias Instituição e veículos de comunicação e Pesquisador e escritor. Mais informações estão disponíveis no site do Prêmio José Reis.

José Reis

fapemig.wordpress.com

José Reis

Bacteriologista que iniciou a carreira no Instituto Biológico de São Paulo, José Reis [foto] logo passou a utilizar a comunicação da ciência como instrumento para obter resultados práticos em suas pesquisas. Conhecido como o pai da divulgação científica no Brasil, dedicou-se também ao ensino e estimulava a realização de feiras de ciências e a premiação de crianças que manifestassem vocação científica. Incentivou a criação de entidades de amparo à pesquisa, participou da fundação da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e foi o mentor da Revista Ciência e Cultura. Foi reconhecido, entre outros, pelo Prêmio Kalinga, criado pela Unesco para prestigiar iniciativas de divulgação científica.