CNPq lança prêmio para valorizar presença das mulheres na ciência
Concurso é aberto a pesquisadoras de destaque e instituições que desenvolvem políticas de equidade de gênero
O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), lançou a primeira edição do Prêmio Mulheres e Ciência, que vai distinguir pesquisadoras que se destacam por sua trajetória científica. A iniciativa visa estimular a participação de mulheres nas carreiras de ciência, tecnologia e inovação. As inscrições podem ser feitas até as 18h do dia 6 de janeiro de 2025, na página do CNPq.
A premiação foi aprovada pelo Conselho Deliberativo em setembro deste ano, pondo fim a um hiato de 13 anos sem um novo projeto da área de Prêmios do CNPq. “Sinto-me honrada em estar na diretoria do CNPq que promoveu tal mudança, principalmente em um tema tão caro e transversal em diversas políticas públicas. Tenho certeza de que será um passo importante na busca pelo fortalecimento da equidade de gênero, com a valorização e premiação de mulheres pelo reconhecimento do valor de suas pesquisas e de seu papel na promoção do avanço tecnológico nacional”, afirma a diretora de Cooperação Institucional, Internacional e Inovação (DCOI), Dalila Andrade Oliveira, que é professora emérita da UFMG.
Estímulo e valorização da ciência
Lançado durante a 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), o edital do certame prevê distribuição de R$ 20 mil para a categoria Estímulo, destinada a pesquisadoras com até 45 anos de idade, e de R$ 40 mil na categoria Trajetória, para pesquisadoras com idade superior a 46 anos. O prêmio Mérito institucional, por sua vez, contemplará até três instituições de educação superior ou institutos de pesquisa por ações relacionadas à indução de políticas de igualdade de gênero.
Em cada uma das categorias serão reconhecidas pesquisadoras de três grandes áreas do conhecimento: Ciências da Vida; Ciência Exatas, da Terra e Engenharias; Ciências Humanas e Sociais, Letras e Artes, totalizando nove premiações. Custeio de viagem para congresso, certificados e imersão para desenvolvimento também são parte da premiação.
A divulgação do resultado está prevista para março de 2025, mês em que se celebra o Dia Internacional das Mulheres. São parceiros da iniciativa o Ministério das Mulheres (MM), o British Council Brasil e o Banco de Desenvolvimento da América Latina e do Caribe (CAF).