Notícias Externas

Poeta Castro Alves, que completaria 171 anos hoje, será o homenageado da edição

Aroldo Pereira: poeta é curador do Beagá Psiu Poético
Aroldo Pereira: poeta é curador do Beagá Psiu Poético Divulgação / SEC

Nesta quarta-feira, 14, completam-se 171 anos do nascimento do poeta brasileiro Antônio Frederico de Castro Alves. Natural de Curralinho, no recôncavo baiano, Castro Alves deixou, como legado de seus 24 anos de vida, uma vasta obra, e suas poesias mais conhecidas foram marcadas pelo combate à escravidão. O baiano Castro Alves foi importante voz da causa abolicionista e por isso é conhecido ainda hoje como o poeta dos escravos.

Em homenagem ao escritor, será realizada, até o domingo, 18, a primeira edição, em Belo Horizonte, do projeto Beagá Psiu Poético. Durante os dias do encontro, autores e leitores vão celebrar a poesia em vários pontos da cidade, conhecer novas produções e conversar sobre versos.

O poeta João Aroldo Pereira, curador do Beagá Psiu Poético, falou sobre o projeto, derivado do Salão Nacional de Poesia Psiu Poético de Montes Claros, em entrevista o programa Universo Literário, da Rádio UFMG Educativa.

Até 2015, o Dia Nacional da Poesia era comemorado em 14 de março, justamente em homenagem a Castro Alves. A data foi transferida para 31 de outubro, dia do nascimento do itabirano Carlos Drummond de Andrade.

“Escolhemos realizar o evento na data do aniversário de Castro Alves exatamente para reforçar a identidade afro em um país negro como o nosso, porque Castro Alves era negro e lutou pelo cidadão negro e contra o absurdo que era a escravidão. Queremos reforçar a nossa identidade, por meio da poesia, imprescindível neste momento”, afirmou Aroldo Pereira.

ouca-a-conversa-com-michelle-bruck-14-03-2018.mp3

O Psiu Poético é um evento dedicado à poesia, realizado desde 1987 em Montes Claros, e que ganha, neste ano, sua primeira edição em Belo Horizonte. Até domingo, a capital mineira recebe saraus, apresentações, shows, lançamentos de livros, leituras em escolas.

A programação também prevê apresentações no metrô, no terminal rodoviário e em lugares icônicos da cidade. A abertura será às 20h de hoje, na Sala Juvenal Dias, Palácio das Artes (Avenida Afonso Pena, 1.537, Centro). Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (31) 3236-7400. O Psiu Poético pode ser acompanhado em sua página no Facebook.