Pesquisa e Inovação

Primeira mulher indígena no Programa de Pós-graduação em Antropologia da UFMG conclui mestrado

Viviane Cajusuanaima Rocha, da etnia Ye’kwana, estudou as práticas alimentares de seu povo

Viviane Cajusuanaima Rocha defendeu sua dissertação de mestrado em maio de 2021
Viviane Cajusuanaima Rocha defendeu sua dissertação de mestrado em maio de 2021 Reprodução/YouTube PG-ANTROPOLOGIA UFMG

Viviane Cajusuanaima Rocha é professora na Escola Estadual Indígena Apolinário Gimenes, da comunidade de Fuduuwaadunnha, do povo Ye’kwana, em Roraima. Ela é a primeira estudante mulher indígena a participar do Programa de Pós-graduação em Antropologia da UFMG. No último mês, Viviane defendeu a sua dissertação de mestrado, uma etnografia de práticas alimentares do povo Ye’kwana.

Neste trabalho, intitulado Ädeeja: Soberania alimentar do povo Ye’kwana, são mostradas as formas como a produção e o consumo de alimentos estão associados aos cantos e às narrativas da tradição oral Ye’kwana, assim como eventos cotidianos ocorridos durante a pesquisa, e também descreve as regras e restrições alimentares em diferentes etapas da vida e como a alimentação está relacionada à produção dos soto neene, pessoas de verdade.

A mestre em Antropologia pela UFMG aceitou conceder entrevista ao programa Expresso 104,5 desta segunda, 7, em português, mas destacamos que seu primeiro idioma é a língua Ye’kwana. Viviane conversou sobre o processo de construção da dissertação e sua trajetória acadêmica. Ela detalhou que seu objetivo foi registrar o conhecimento tradicional de seu povo com foco nas mulheres sábias da comunidade as quais consultou.

A indígena também contou dos desafios que enfrentou dentro do próprio povo, como a resistência da ida dela para a universidade. Viviane teve dois filhos antes de entrar no mestrado e alguns parentes a aconselhavam a prosseguir na comunidade. A mestre pela UFMG destacou que os conhecimentos adquiridos em sua pesquisa serão úteis nas aulas que ministra em seu território e até mesmo para compartilhar com outros professores da etnia.

Ela também revelou que passou a olhar de outra forma para as atividades do dia a dia de seu povo e afirmou que sua trajetória pode servir de incentivo. “Já tem outros indígenas se formando em outras universidades. Foi muito importante para mim conquistar esse espaço na UFMG, nós conquistamos nosso espaço. Vai ser muito importante para as mulheres porque eu sou a primeira mulher do meu povo também a fazer mestrado”, projetou.

O vídeo da defesa da dissertação de mestrado Ädeeja: Soberania alimentar do povo Ye’kwana, de Viviane Cajusuanaima Rocha, pode ser assistido neste link. Mais informações sobre o Programa de Pós-Graduação em Antropologia estão no site do PPGAn-UFMG. Ainda é possível saber mais sobre o povo Ye’kwana pelo portal Povos Indígenas no Brasil, da ONG Instituto Socioambiental.

Produção: Alexandre Miranda, Enaile Almeida e Filipe Sartoreto
Publicação: Alessandra Dantas