Pró-reitores propõem que extensão seja incorporada aos currículos de graduação

Em documento, dirigentes também sugerem que atividades extensionistas sirvam de critério para progressão docente

Encontro na UFMG reuniu dirigentes de 41 instituições universitárias da região Sudeste Proex / UFMG

Inserção de atividades de extensão nos currículos de graduação para fortalecer a formação técnica e cidadã dos estudantes, valorização dessa dimensão acadêmica em processos de admissão, promoção e progressão docente e garantia de financiamento continuado são alguns pontos que figuram na Carta de Belo Horizonte, elaborada no último dia do 48º Encontro da Regional Sudeste do Fórum de Pró-reitores de Extensão de Instituições Públicas Brasileiras de Educação Superior (Forproex Sudeste).

Integrando as comemorações dos 90 anos da UFMG, o evento, realizado no campus Pampulha, de 5 a 7 de abril, reuniu dirigentes de 29 universidades federais e estaduais, oito institutos federais de educação superior e quatro instituições privadas. Segundo a pró-reitora de Extensão, Benigna Maria de Oliveira, anfitriã do evento, outras duas discussões inovadoras no campo da extensão foram incorporadas à Carta de Belo Horizonte, cuja redação final será tornada pública nos próximos dias: “Trata-se da questão do trabalho em rede de projetos e programas interdisciplinares e do uso da tecnologia como ferramenta para favorecer o diálogo com a sociedade, tendo em vista o aspecto mais caro à extensão universitária: a interação transformadora com os outros setores da sociedade”.

O vice-presidente do Forproex Nacional, Daniel Pansarelli, pró-reitor de Extensão e Cultura da Universidade Federal do ABC, fez uma avaliação geral do encontro realizado em Belo Horizonte. "Passamos por toda a pauta dos principais temas mais recentes e mais urgentes da extensão universitária. Discutimos questões de financiamento, manutenção dos editais de apoio e fomento, inserção da extensão como parte do currículo formativo dos estudantes de graduação e a importante indissociabilidade entre extensão, ensino e pesquisa”, resumiu Pansarelli.

Segundo ele, a reunião de pró-reitores de universidades do Sudeste serviu de preparação para o encontro nacional, que ocorrerá em maio, na Universidade Federal do Sul da Bahia, em Porto Seguro: “Saímos daqui com algumas discussões já encaminhadas e amadurecidas para a construção do Forproex Nacional”, disse.

Resistência
A discussão sobre os desafios e perspectivas da extensão universitária no atual cenário político-institucional permeou o encontro. “Este é um momento crítico para todas as instituições, e isso logicamente abala nossas atividades da extensão”, afirmou a coordenadora da Regional Sudeste do Forproex, Jussara Maria de Carvalho Guimarães, ao fazer um balanço dos trabalhos.

A vice-coordenadora, Eliane Garcia Rezende, lembrou que a sociedade está insatisfeita e incomodada com os rumos do país e que as universidades têm o compromisso de oferecer respostas às demandas da população. "A extensão é o caminho para isso", disse.

Eleita para a coordenação da Regional Sudeste, a pró-reitora de Extensão da Universidade Federal de Juiz de Fora, Ana Lívia de Souza Coimbra, reiterou que o momento pede resistência e coesão entre as instituições . "É hora de fortalecer a relação horizontal e dialógica que mantemos com a sociedade”, defendeu a professora, que será empossada em maio, durante o Forproex nacional.
Além das mesas de debate sobre a extensão universitária, o encontro também abrigou uma oficina de percussão corporal que foi acompanhada pela equipe da TV UFMG. Assista ao vídeo: