Formas de Ingresso

60 vagas: mestrado e doutorado em Engenharia Metalúrgica, Materiais e de Minas selecionam candidatos

Inscrições estão abertas até 31 de outubro

Estudantes na entrada do prédio da Escola de Engenharia, sede do programa
Estudantes na entrada do prédio da Escola de Engenharia, sede do programa Foto: Lucas Braga | UFMG

Estão abertas, até 31 de outubro, as inscrições ao processo seletivo do mestrado e do  doutorado do Programa de Pós-graduação em Engenharia Metalúrgica, Materiais e de Minas (PPGem), da Escola de Engenharia.

São oferecidas 30 vagas para o mestrado e igual número para o doutorado, ambos em regime de fluxo contínuo ao longo do ano de 2025. Sete vagas em cada nível são reservadas aos candidatos autodeclarados negros. A taxa de inscrição é de R$ 214,56. A lista de documentos exigidos consta no edital

O resultado parcial da primeira etapa – análise de currículo (para o doutorado) e do plano de trabalho – será divulgado no dia 28 de novembro, e o final, no dia 10 de dezembro. As provas da segunda etapa, que consistem em arguição oral, ocorrerão de 16 a 20 de dezembro.

O resultado final dos processos seletivos para os níveis de mestrado e doutorado será divulgado no dia 6 de janeiro de 2025, na página eletrônica do Programa, após as 17h.

PCDs e indígenas
O edital suplementar oferece duas vagas para cada um dos níveis, mestrado e doutorado, sendo uma vaga para pessoa com deficiência (PCD) e uma para indígena.

No ato da inscrição, o candidato com deficiência deverá anexar relatório médico e informar quais as medidas necessárias para a realização da entrevista. Candidatos indígenas devem apresentar declarações assinadas por lideranças das etnias e pela Fundação Nacional dos Povos  Indígenas (Funai).