Extensão

Proex oferece bolsas para participação de estudantes no 'Participa UFMG Mariana'

O programa reunirá soluções para os danos decorrentes do rompimento da barragem da Samarco
O programa reunirá soluções para os danos decorrentes do rompimento da barragem da Samarco Antônio Cruz / Agência Brasil

Professores da UFMG podem apresentar à Pró-reitoria de Extensão (Proex) propostas de programa ou projeto de extensão universitária para concorrer a bolsas do Participa UFMG Mariana - Rio Doce. Os recursos serão destinados à participação de estudantes nas ações que integram a iniciativa.

As propostas, que deverão atender aos conceitos que definem a extensão universitária, conforme estabelecido pela Política Nacional de Extensão Universitária (Pneu), devem ser elaboradas no Sistema de Informação da Extensão (Siex) e apresentar status ativo no momento da submissão.

As inscrições serão realizadas exclusivamente por meio de mensagem e documentação enviadas para o e-mail dife@proex.ufmg.com.br, até o dia 1º de agosto, às 16h.

Os estudantes contemplados com as bolsas não poderão ser beneficiários de qualquer outro tipo de bolsa acadêmica da UFMG ou de outras fontes oficiais.

O número de bolsas e a sua duração estão sujeitos à disponibilidade orçamentária para os anos de 2016 e 2017.

Articulação

O Programa Participa UFMG Mariana – Rio Doce articula grupos de extensão e pesquisa da Universidade em atividades de mapeamento, diagnóstico e soluções para os danos à população e reconstrução das áreas atingidas pelo rompimento da barragem de Fundão da mineradora Samarco em Mariana Bento Rodrigues, subdistrito de Mariana.

Em dezembro de 2015, a comunidade acadêmica da UFMG foi convidada a integrar o Participa UFMG Mariana-Rio Doce, com resposta positiva de docentes, discentes e técnicos da Universidade e de outras instituições, na avaliação da pró-reitora de Extensão, Benigna Maria de Oliveira.

Assessoria de Comunicação da Proex