Arte e Cultura

Professor da Faculdade de Letras da UFMG lança guia para o livro 'Grande Sertão: Veredas'

Em' Para ler Grande Sertão: Veredas', Luiz Carlos de Assis Rocha explica o sentido das expressões e figuras do clássico

O professor e autor do livro, Luiz Carlos de Assis Rocha
O professor e autor do livro, Luiz Carlos de Assis Rocha Foto: Clarice Poesia

Mais de 60 anos depois de sua primeira publicação, o livro Grande Sertão: Veredas segue sendo um dos romances mais importantes da literatura brasileira. A obra-prima de Guimarães Rosa reuniu elementos marcantes das diferentes fases do modernismo, como o experimentalismo linguístico e a temática regionalista, e se consagrou como uma das obras mais inovadoras do panorama literário nacional. 

Apesar de muito reverenciada, a leitura de Grande Sertão: Veredas pode ser desafiadora, o que afasta diversos leitores da obra de Guimarães Rosa. Foi pensando nisso que o professor da Faculdade de Letras da UFMG Luiz Carlos de Assis Rocha dedicou anos ao estudo minucioso da obra mais lida do escritor sertanejo. O trabalho dele resultou no livro Para ler Grande Sertão: Veredas, um guia para facilitar o entendimento desse grande clássico brasileiro, explicando o sentido das expressões e figuras utilizadas por Guimarães Rosa, e explorando também a filosofia e as trilhas desse clássico brasileiro.

No programa Universo Literário, da Rádio UFMG Educativa, o professor Luiz Carlos de Assis Rocha falou mais sobre o trabalho. A entrevista foi ao ar nesta terça-feira, 23.

Ouça a conversa com Michelle Bruck


Produção: Laura Portugal e Marden Ferreira, sob orientação de Luíza Glória
Publicação: Alexandre Miranda