Pesquisa e Inovação

Professor da UFMG integra grupo que mapeia diversidade de mamíferos na Mata Atlântica

Trabalho, publicado na revista americana ‘Ecology’, foi elaborado por 96 autores, entre eles o professor Marco Aurélio Ribeiro de Mello, do ICB

Marco Mello: professor do ICB pesquisa morcegos desde a graduação
Marco Mello: professor do ICB pesquisa morcegos desde a graduação Foto: Reinaldo Mizutani

O estudo da biodiversidade brasileira deu um grande salto, com um trabalho que desvendou a grande variação de peso de quase 300 espécies de mamíferos em toda a Mata Atlântica. A pesquisa resultou no maior inventário de mamíferos terrestres e voadores do bioma tropical já desenvolvido.

O trabalho, publicado recentemente na revista americana Ecology, foi elaborado por 96 autores, entre eles o professor do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da UFMG Marco Aurelio Ribeiro de Mello, que contribuiu com dados de medidas morfométricas de morcegos coletadas ao longo de 20 anos.

O mapeamento é parte da iniciativa Atlantic-Series, liderada por professores da Universidade Estadual Paulista (Unesp). O objetivo do trabalho é organizar grandes bancos de dados sobre a biodiversidade na Mata Atlântica para utilização pela comunidade científica internacional.

No programa Conexões, da Rádio UFMG Educativa, nesta quinta-feira, 15, o professor Marco Mello falou sobre sua contribuição para a pesquisa publicada na revista Ecology.

ouca-a-conversa-com-luíza-glória-15-02-2018.mp3

O artigo Atlantic Mammal Traits: a data set of morphological traits of mammals in the Atlantic Forest of South America está disponível em inglês. Outras informações sobre o trabalho do professor Marco Mello podem ser consultadas no blog Sobrevivendo na Ciência.