Pesquisa e Inovação

Professor do Reino Unido fala sobre uso de materiais inorgânicos na geração de energia sustentável

Além da conferência, Richard Walton ministrará um minicurso em sua estada na UFMG

Richard Walton:
Richard Walton coordena grupo de pesquisa que leva seu nome Foto: Universidade de Warwick

O professor Richard Walton, da Universidade de Warwick, da Inglaterra, vai proferir, no próximo dia 31, a conferência Discovery of new inorganic materials for applications in energy and sustainability. Ministrada em inglês, sem tradução, a atividade ocorrerá na Sala de Seminários 1010 da Escola de Engenharia, a partir das 10h. A inscrição deve ser feita pelo Sistema Gestão de Eventos. Haverá emissão de certificados.

As aplicações contemporâneas relacionadas ao armazenamento, conversão e transporte de energia dependem, cada vez mais, da otimização de materiais funcionais que possibilitam o desenvolvimento de dispositivos eficientes, visando à utilização rentável de recursos ambientalmente corretos. Paralelamente, o desenvolvimento inovador da química de materiais também deve minimizar a poluição e a geração de rejeitos.

Na conferência, o pesquisador descreverá o trabalho desenvolvido por seu grupo de pesquisa (Richard Walton Group) na síntese de novos materiais inorgânicos para várias aplicações. Na primeira parte, ele falará sobre os métodos de síntese que viabilizam a formação de novas formas cristalinas de materiais, novas composições e a descoberta de estruturas cristalográficas, como os óxidos metálicos.

Em seguida, ele abordará a química de agregados metalorgânicos, citando materiais híbridos e mostrando como materiais estáveis em solução podem ser produzidos para aplicações em catálise ácida, catálise por oxirredução e eletrocatálise — exemplos de processos que possibilitam a conversão de biomassa em produtos químicos úteis. “Pretendo também mostrar como uma combinação de técnicas analíticas avançadas é necessária para construir um modelo completo de escala atômica para entender a reatividade de materiais funcionais", destaca o palestrante.

Minicurso
De 27 a 31 de março, Richard Walton ministrará o curso Energy materials: Rechargeable battery materials, solid oxide fuel cells, materials for electrocatalysis and porous materials (MOFs) for hydrogen storage. Com carga horária de 15 horas, o curso ocorrerá no Auditório 1, sala 120 do Departamento de Química. As inscrições já estão encerradas. O curso será ministrado em inglês, sem tradução simultânea.

O catedrático
Richard Walton é professor de química inorgânica, diretor da Plataforma Tecnológica de Pesquisa em Difração de Raio-X na Universidade de Warwick e catedrático do Comitê de Pesquisa em Química. Ele pesquisa química do estado sólido, abrangendo a síntese e a caracterização de materiais inorgânicos, incluindo materiais porosos, estruturas dos óxidos de transição metálica e dos metais orgânicos e as aplicações industriais em catálise heterogênea e energia.

Assessoria de Comunicação do Ieat