Arte e Cultura

Professora da Faculdade de Letras lança livro sobre o trágico no teatro de Nelson Rodrigues

Na obra, Elen de Medeiros analisa ‘Senhora dos afogados’, ‘Álbum de família’, ‘Anjo negro’, ‘A falecida’ e ‘Beijo no asfalto’

Livro será lançado nesta quinta na livraria Quixote, em Belo Horizonte
Livro será lançado nesta quinta, na livraria Quixote, em Belo Horizonte Imagem: Reprodução de capa

Nesta quinta-feira, 15 de setembro, às 18h, a Editora UFMG vai lançar Formulações do trágico no teatro de Nelson Rodrigues, livro de Elen de Medeiros, professora da Faculdade de Letras da UFMG. “Nessa obra eu analiso a elaboração de uma ‘certa ideia de trágico’ presente na dramaturgia desse que é um dos principais autores do teatro moderno brasileiro”, conta a pesquisadora de dramaturgia e teoria do teatro.

“As peças analisadas, e aqui tomadas como ponto de partida para reflexão, são Senhora dos afogados, Álbum de família, Anjo negro, A falecida e Beijo no asfalto”, lista Elen. “A hipótese defendida pela autora”, anota-se no release de divulgação da obra, “é de que o trágico rodriguiano é construído na relação intrínseca com os recursos de comédia, baseando-se na subversão das características fundamentais dos gêneros teatrais”.

Tragédia moderna
Uma ideia que atravessa o estudo é a de que a “tragédia moderna” composta por Nelson Rodrigues – que intercala elementos da tragédia, da comédia e do melodrama – colocaria em cena o “sentimento de isolamento dos personagens, [uma] marca da modernidade”, como anota Vilma Arêas, professora aposentada do Departamento de Teoria Literária da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), no prefácio do livro.

“Para delimitar um campo de trabalho, a pesquisadora selecionou cinco peças, datadas de 1945 a 1961, acreditando que a seleção contivesse grande número dos elementos para a construção desse novo sentido do trágico, permeável a outros gêneros, antes mantidos separados pela convenção, mesmo que às vezes desobedecida por criadores engenhosos. O alargamento de perspectivas possibilitou à autora focalizar os deslocamentos, não somente quanto ao gênero trágico, mas também referidos ao cômico”, explica Vilma.

A professora da Unicamp reitera a importância de se estudar, hoje, a produção teatral de Nelson Rodrigues. “A obra de nosso autor tem o alcance político de desmistificação dos juízos congelados de nossa sociedade, principalmente no desconcertante, para não dizer terrível, final de 2020. A despeito das avaliações contraditórias, a obra de Nelson Rodrigues está viva”, demarca Vilma Arêas. O lançamento ocorrerá na Quixote Livraria e Café, que fica na Rua Fernandes Tourinho, 274, Savassi, Belo Horizonte.

Sobre a autora
Elen de Medeiros fez mestrado e doutorado em Teoria e História Literária na Unicamp, ambos sobre a obra dramatúrgica de Nelson Rodrigues. A seguir, realizou pesquisas de pós-doutorado na USP e na Sorbonne Nouvelle (França) sobre dramaturgia brasileira moderna e contemporânea e teoria do drama, temas de suas investigações mais recentes.

Livro: Formulações do trágico no teatro de Nelson Rodrigues
Autora: Elen de Medeiros
Editora UFMG
R$ 49 / 249 páginas

Livraria Quixote fica na Savassi, em Belo Horizonte
Livraria Quixote fica na Savassi, em Belo Horizonte Foto: Ewerton Martins Ribeiro | UFMG

Ewerton Martins Ribeiro