Pesquisa e Inovação

Professores da Fafich lançam guia de acessibilidade para a área de comunicação

Livro tem foco na ‘linguagem hospitaleira’, noção que diz respeito ao acolhimento de pessoas com diferentes modos de leitura

Guia 'Comunicação e acessibilidades' pode ser baixado gratuitamente no site da editora
Guia 'Comunicação e acessibilidades' pode ser baixado gratuitamente no site da editora Imagem: Reprodução de capa

Um em cada quatro brasileiros, segundo o Censo de 2010, tem algum tipo de deficiência, se considerados também os casos de grau baixo ou inicial. São mais de 50 milhões de pessoas que podem ser beneficiadas pelo desenvolvimento e pela implantação de recursos de acessibilidade.

Com foco nessa parcela da sociedade, quatro professores do Departamento de Comunicação Social da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (Fafich) da UFMG lançaram um guia com “práticas hospitaleiras” de acessibilidade focadas na comunicação. Gratuito, o e-book já pode ser baixado pelo site da editora Fi, responsável pela publicação.

Organizado pelos professores Camila Mantovani, Ângela Salgueiro Marques, Phellipy Pereira Jácome e Sônia Pessoa, Comunicação e acessibilidades: um guia para práticas hospitaleiras é fruto de cinco anos de pesquisa. Ao todo, 18 pesquisadores atuaram em sua produção, entre bolsistas, pessoas com deficiência e docentes de graduação e pós-graduação, aí incluídos os organizadores da obra.

Outros pesquisadores envolvidos na obra são Clara da Silva Ribeiro, Diego Silva Souza, Gabriel Nunes da Silva, Jude Civil, Juliana Aquino, Letícia de Oliveira Pereira, Luana Lira, Luiza Waters F. Milhorato, Marcelle Veríssimo, Marcos Maia, Raquel Gomes, Sophia Mendonça, Stephanie Boaventura e Vanessa Cardozo Brandão.

Frentes
O livro está distribuído em nove capítulos; os três primeiros, de caráter introdutório, tratam de temas como leis, direitos, conquistas e as diferentes acessibilidades, que são abordados de forma panorâmica.

“O capítulo quatro, dividido em quatro subtópicos, oferece algumas dicas de boas práticas em acessibilidade digital, para tornar mais agradáveis a experiência de navegação na web e o uso de materiais digitais comuns. O quinto capítulo traz sugestões para tornar peças de mídia impressa mais acessíveis, enquanto o capítulo seis discute as diretrizes, de natureza normativa, que guiam a acessibilidade no meio audiovisual”, explica a professora Sônia Pessoa.

“O capítulo sete aborda a acessibilidade em eventos, e o oitavo fala da importância de observar algumas normas para produção de sinalização adequada, eficiente e acessível a todas as pessoas. Por fim, o nono capítulo contém um glossário com termos importantes que atravessam o texto. Ao final, estão as referências utilizadas para embasar este guia”, delineia.

'Nada sobre nós, sem nós'
“Este livro-guia se propõe a ser como alguém que afetuosamente nos leva pela mão aos caminhos desconhecidos, de maneira segura e gentil, para mostrar alternativas inclusivas de produzir comunicação social de maneira integrada, bem como com responsabilidade social, afetiva e emocional”, afirma o professor Marco Bonito, da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), na introdução da obra.

Sob o lema Nada sobre nós, sem nós!, o pesquisador chama atenção para a importância cidadã de incluir as Pessoas com Deficiência (PcD) nos processos de reflexão sobre as suas deficiências – “um procedimento metodológico simples de ser implantado nas pesquisas acadêmicas”, mas que, segundo ele, continua ainda hoje sendo pouco considerado. “Há muito disso nos relatos apresentados durante os capítulos que seguem. Sugiro prestar atenção em como isso transforma a pesquisa”, propõe Marco Bonito.

Livro: Comunicação e acessibilidades: um guia para práticas hospitaleiras
Organizadores: Camila Mantovani, Ângela Salgueiro Marques, Phellipy Pereira Jácome e Sônia Caldas Pessoa
Editora Fi
Download gratuito / 134 páginas