Ensino

Nova série de livros informa sobre animais e aborda cotidiano das crianças

'Nas asas de Nina' e 'O príncipe girino' são os primeiros volumes da coleção Bicho Sapiens, da Editora UFMG

Nas Asas de Nina apresenta o processo da metamorfose das borboletas
'Nas asas de Nina' apresenta o processo de metamorfose das borboletas Divulgação

Nos livros da série Bicho Sapiens, a nova coleção do selo Estraladabão, da Editora UFMG, as crianças vão aprender sobre animais e aspectos do cotidiano. Os dois primeiros volumes serão lançados neste sábado, 6, a partir das 10h30, no Espaço do Conhecimento UFMG.

Nas asas de Nina e O príncipe girino têm como autores o professor Rochel Montero Lago, do Departamento de Química do ICEx, e a professora Fabíola de Oliveira Paes Leme, do Departamento de Clínica e Cirurgia Veterinária da Escola de Veterinária.

Destinados à faixa etária de quatro a 12 anos, os livros contêm histórias curtas, lições de vida e de biologia, coloridas ilustrações produzidas por crianças, caixas técnicas sobre o bicho protagonista, além de atividades lúdicas para assimilar o aprendizado. A ideia é que as obras sejam também utilizadas nas salas de aula para auxiliar os professores.

Segundo Fabíola, as histórias revelam aspectos da biologia dos animais, ao mesmo tempo que abordam desafios do cotidiano da criança. “Exploramos, de forma lúdica, temas difíceis da infância, como o medo, a ansiedade, as expectativas de mudar o outro, a aceitação, a autoimagem, a fim de estimular as ‘habilidades de vida’ dos leitores”, explica.

Ao final das histórias, há uma “caixa técnica”, com informações sobre a biologia e curiosidades sobre a espécie do animal protagonista, além de atividades como caça-palavras, cruzadinha, ligue-os-pontos, dobraduras e desenhos para colorir. “Cadernos de atividades e outros materiais on-line favorecem a fixação do conteúdo e a apropriação do conhecimento, estimulando o desenvolvimento do raciocínio lógico e crítico da criança”, comenta a autora.

O lançamento da série Bicho Sapiens será aberto ao público, com acesso gratuito. No evento, será apresentada o espetáculo musical O príncipe girino, com Germano Fagundes, Tomás Montero, Catarina Montero e Bianca Bonna, acompanhados por flauta doce, violão e meia-lua. Mais informações estão no site do Espaço do Conhecimento e podem ser obtidas também pelo telefone 3409-8350. O Espaço fica na Praça da Liberdade, 700.

O Príncipe Girino conta a história do sapo, do girino e da fadinha Cacati
O Príncipe Girino conta a história do sapo, do girino e da fadinha Cacati Divulgação

Primeiras publicações
Nas asas de Nina apresenta o processo da metamorfose das borboletas. “O livro aborda o medo que o menino Tomás tem de crescer e sair da zona de conforto. A borboleta Nina o conduz pelas fases de desenvolvimento das borboletas e Tomás descobre que crescer pode ser desafiador, mas é mágico e divertido”, descreve Fabiola Paes Leme. As ilustrações que compõem o livro foram realizadas por Tomás Montero, filho do professor Rochel, quando ele tinha apenas cinco anos.

O príncipe girino aborda a transformação dos sapos ao longo da vida., por meio da história do sapo, do girino e da fadinha Cacati. “Com sua varinha mágica, ela pode transformar seus amiguinhos em príncipes. Mas será que eles querem deixar de ser eles mesmos? O livro explica que, se não interferirmos na natureza, ela continuará perfeita”, diz Fabiola. As ilustrações são de Catarina Montero, também filha de Rochel Lago, aos cinco anos de idade. A obra fornece aos leitores o acesso on-line ao roteiro da peça de teatro O príncipe girino, que será encenada no evento de lançamento.

Os livros podem ser adquiridos no site da Editora UFMG. A previsão é que sejam lançados, nos próximos semestres, mais três histórias, que serão protagonizados pelo cupim, pela aranha e pela lagarta.

Cláudia Amorim