Internacional

Professores da UFMG lançam livro sobre o cenário atual do Líbano

A identidade libanesa, o protagonismo sociopolítico do país na região e a sua neutralidade reconhecida pela comunidade internacional são alguns dos temas abordados na obra

'Dunas de Beirute', uma das fotografias da exposição de Dia Mrad, que será inaugurada no mesmo dia
'Dunas de Beirute', fotografia da exposição que será inaugurada no mesmo dia do lançamento do livroFoto: Dia Mrad

Nesta quinta-feira, 3, às 19h, o teatro da Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais sedia o lançamento do livro Coexistência como identidade: a neutralidade do Líbano, organizado por Miguel Mahfoud, professor aposentado do Departamento de Psicologia, e André Luis Pereira Miatello, docente do Departamento de História da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (Fafich) da UFMG.

'Coexistência como identidade: a neutralidade do Líbano'
'Coexistência como identidade: a neutralidade do Líbano' Imagem: Reprodução de capa

Entre outros convidados, o evento contará com a presença da embaixadora do Líbano no Brasil, Carla Jazzar, e do embaixador Carlos Sérgio Sobral Duarte, secretário de África e Oriente Médio do Ministério das Relações Exteriores (MRE). A Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais fica na Praça da Liberdade, 21, Savassi, Belo Horizonte.

O livro compila artigos de autores do Líbano, do Brasil, dos Estados Unidos, do Egito, da Itália e da Argentina, advindos de diferentes campos do saber, como a História, o Direito, a Filosofia, as Relações Internacionais, a Sociologia, a Diplomacia e a Educação. Eles representam, também, os diversos grupos religiosos constitutivos da complexa sociedade libanesa, como os cristãos, os muçulmanos e os drusos.

Na obra, esses autores buscam contribuir com o atual debate internacional sobre a identidade do Líbano como espaço de “coexistência multicultural e multirreligiosa”, conforme se explica em sua sinopse, “e seu decorrente estado de neutralidade reconhecido pela comunidade local e internacional como fatores determinantes para o enfrentamento da crise econômica e política em curso”, com vistas à construção da paz regional e mundial.

Neutralidade e coexistência
O livro está organizado em três partes. A primeira concentra-se no debate sobre a neutralidade do Líbano. Nela é analisado, entre outros temas, o valor estratégico do país no tabuleiro da política externa saudita-iraniana e os desafios – internos e externos – à sua neutralidade.

Essa primeira parte também contém uma entrevista feita por Miguel Mahfoud com o diplomata e escritor Rubens Ricupero, ex-ministro do Meio Ambiente e da Fazenda durante o governo Itamar Franco, entre 1993 e 1994, e embaixador do Brasil na Itália em 1995.

Na segunda parte, denominada Neutralidade e coexistência na História, a neutralidade é debatida teoricamente à luz da história e da coexistência religiosa. Na terceira parte, denominada Coexistência testemunhada, são apresentados exemplos empíricos dessa coexistência.

Exposição
No mesmo dia, meia hora antes do lançamento, será aberta a exposição fotográfica Beirute, o caminho dos olhares, do fotógrafo libanês Dia Mrad, na galeria de arte Paulo Campos Guimarães, no andar térreo da biblioteca. Os fôlderes de divulgação do lançamento e da exposição pedem confirmação de presença pelo e-mail cerimonial@libano.org.br.

Nas suas fotografias, Dia Mrad retrata os restos pulverizados da capital do Líbano no dia seguinte à explosão do seu porto, em 4 de agosto de 2020. Considerada a segunda maior explosão não nuclear da história humana, a tragédia destruiu metade da cidade, tirou a vida de duas centenas de pessoas e feriu outras milhares.

Livro: Coexistência como identidade: a neutralidade do Líbano
Organização: Miguel Mahfoud e André Miatello
Páginas Editora
298 páginas | R$ 89

'Ícone', 2020.
'Ícone', uma das fotografias da exposição 'Beirute'Foto: Dia Mrad