Extensão

Professores da UFMG participam de evento que celebra os 60 anos do 'Grande sertão'

Museu Casa de Guimarães Rosa, em Cordisburgo: evento é iniciativa do Instituto de Geociências Divulgação / Secretaria de Cultura de Minas Gerais

Professores de Turismo e de Letras da UFMG participarão da 28ª Semana Roseana de Cordisburgo, que celebrará, da próxima segunda-feira, 11, a sábado, 16, os 60 anos do lançamento do livro Grande sertão: veredas, de João Guimarães Rosa. A iniciativa é do Instituto de Geociências (IGC) da UFMG.

Em programação que inclui narração, música, caminhada ecoliterária e sarau, os professores de Turismo Bernardo Gontijo e Diomira Pinto Faria apresentam, no dia 13, o projeto de extensãoCartografia roseana. No dia seguinte, as professoras Eneida Maria de Souza, da Faculdade de Letras, e Walnice Nogueira, da Universidade de São Paulo (USP), farão palestra sobre o livro.

As atividades serão realizadas no Centro de Apoio ao Turista (CAT) de Cordisburgo, localizado na Avenida Padre João, 407. Os horários e temas discutidos podem ser conferidos na programação.

Mapeamento do patrimônio

Cartografia roseana: Guimarães Rosa sob a perspectiva da preservação, salvaguarda cultural e inclusão produtiva – um projeto piloto tem o objetivo de apoiar os municípios de Cordisburgo e Morro da Garça na identificação e no mapeamento do patrimônio material e imaterial do sertão e do sertanejo.