Notícias Externas

Professores da UFMG receberão Ordem Nacional do Mérito Científico

Indicados por instituições de pesquisa recebem homenagem por contribuições à ciência

Agraciados receberão insígnia referente à condecoração
Agraciados receberão insígnia referente à condecoração ABC / Divulgação

Seis professores da UFMG estão entre os membros da Ordem Nacional do Mérito Científico (ONMC) divulgados na última quarta-feira, dia 1º, durante reunião do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia realizada em Brasília. Na classe Comendador, foram admitidos Vasco Ariston de Carvalho Azevedo (área de Ciências agrárias), Ado Jorio de Vasconcelos (Ciências físicas) e Heloisa de Oliveira Beraldo (Ciências químicas).

Nivio Ziviani e Virginia Sampaio Teixeira Ciminelli (área de Ciências da Engenharia) e Marcos Assunção Pimenta (Ciências físicas) foram promovidos para a Classe Grã-Cruz. Os agraciados receberão insígnia e diploma referentes à condecoração.

A ONMC é uma ordem honorífica concedida a personalidades brasileiras e estrangeiras como forma de reconhecimento das suas contribuições científicas e técnicas para o desenvolvimento da ciência e da tecnologia no Brasil. O título é concedido em duas categorias de condecoração: Grão-Cruz e Comendador.

As indicações de candidatos foram feitas em fevereiro passado, por instituições ligadas à ciência. Em abril, comissão técnica, formada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e pela Academia Brasileira de Ciências (ABC) reuniu-se no Rio de Janeiro para avaliar o mérito de todas as indicações e emitir um parecer para o Conselho da Ordem. A lista completa dos agraciados está na página da ABC.

Com Academia Brasileira de Ciências