Internacional

Professores de Newcastle falam na UFMG sobre caracterização da paisagem histórica no Reino Unido

Graham Fairclough e Sam Turner fazem conferências no dia 26 de setembro

Arquivo pessoal
Fairclough: convenção europeia da paisagem 
Arquivo pessoal

O Programa Cátedras, mantido pelo Instituto de Estudos Avançados Transdisplinares (IEAT), recebe, no dia 26 de setembro, os professores Graham Fairclough e Sam Turner, da Universidade de Newcastle, Reino Unido. Eles ministrarão duas conferências, nas quais tratarão do processo de caracterização urbanística de cidades da Grã-Bretanha.

Arquivo pessoal
Sam Turner: abordagem arqueológica
Arquivo pessoal

O professor Graham Fairclough fará a conferência Caracterização da paisagem histórica: a evolução de uma ferramenta de gestão do patrimônio e ordenamento do território na Inglaterra no contexto da Convenção Europeia da Paisagem. Na ocasião, será debatido o processo de Caracterização Histórica da Paisagem (HLC – Historic Landscape Characterisation) naquele país. O HLC inglês foi um projeto – idealizado na década de 1990 para os 20 anos seguintes – que procurava impedir que futuras mudanças na paisagem urbana e rural entrassem em conflito com as dimensões históricas das sociedades britânicas. Haverá tradução simultânea.

A conferência Caracterização histórica da paisagem como abordagem arqueológica do patrimônio paisagístico: desenvolvimentos recentes será proferida pelo professor Sam Turner. Ele abordará a metodologia de trabalho do HLC, sua importância e os objetivos traçados em projetos desenvolvidos no Reino Unido.

As duas palestras, que começam às 9h, no auditório A 102, do CAD 2 (campus Pampulha), também abrem o 5º Colóquio Ibero-americano Paisagem Cultural, Patrimônio e Projeto. As inscrições podem ser feitas no site do evento