Prograd seleciona propostas para o Programa de Monitoria

Projetos de ensino-aprendizagem deverão ser executados nos anos letivos de 2022 e 2023

Monitores em atividade presencial na Semana da Graduação
Monitores em atividade em edição presencial da Semana da Graduação Arquivo Prograd

As inscrições de projetos para o Programa de Monitoria da Graduação (PMG),  com execução prevista para os anos letivos de 2022 e 2023, estarão abertas de 16 de novembro até as 16 horas de 15 de dezembro deste ano pelo Sistema de Fomento da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd). A submissão das propostas deve ser feita pelos departamentos acadêmicos, com exceção daquelas oriundas da Faculdade de Letras e do Instituto de Ciências Agrárias (ICA), que, devido a sua estrutura organizacional, deverão passar pelas congregações das unidades. As informações sobre a seleção estão disponíveis na chamada interna Prograd 3/2021.

“O PMG é o programa de bolsas mais antigo da UFMG. Foi criado em 1959 e, desde então, contribui para a formação dos estudantes de graduação para a docência e para o aprimoramento do ensino. Tanto no contexto do Ensino Remoto Emergencial (ERE) quanto no do Ensino Híbrido Emergencial (EHE), a atuação dos monitores envolvidos no PMG tem sido fundamental, uma vez que  o programa apoia diversas atividades acadêmicas curriculares ofertadas em diferentes formatos”, conta a pró-reitora de Graduação, Benigna de Oliveira.

De acordo com o professor João Henrique Amaral, diretor de Mobilidade, Estágios e Bolsas da Prograd, a seleção de projetos para o PMG, biênio 2022-2023, é a segunda na nova configuração da iniciativa, que apoia projetos com o tempo definido de execução de dois anos. A chamada teve como referência as Diretrizes para projetos de ensino-aprendizagem nos cursos de graduação da UFMG, publicadas pela Câmara de Graduação no início deste ano, e se baseou nos resultados do processo de avaliação do PMG realizado no biênio 2018-2019.

Forma de submissão
As propostas deverão ser apresentadas na forma de projetos de ensino-aprendizagem, que, segundo suas diretrizes, “constituem conjunto de atividades com objetivos estabelecidos em função de desafios, problemas ou oportunidades identificadas nos contextos de ensino e aprendizagem dos cursos de graduação".

Os elementos que deverão orientar os projetos estão relacionados no Anexo B da Chamada. A matriz para avaliação das propostas está no Anexo A. O julgamento será realizado pelo Comitê Assessor da Câmara de Graduação, instituído em setembro de 2020 pela Resolução CG 6, de 25 de setembro de 2020.

Mais informações sobre a chamada podem ser solicitadas pelo e-mail bolsaspmg@prograd.ufmg.br ou pelos telefones 3409-4058, 3409-6453, 3409-6449 e 3409-3850.

Assessoria de Comunicação da Prograd