Internacional

Em conferência, especialista francês aborda o papel da psicanálise na escuta de imigrantes

Convidado do Programa Cátedras, Christophe Olivier Douville também participará de seminários com grupo de estudo da UFMG

No próximo dia 19, a partir das 18h30, o psicanalista francês Christophe Olivier Douville ministrará a conferência Metamorfose do estrangeiro na clínica: psicanálise e antropologia. A atividade é aberta ao público e gratuita mediante inscrições que podem ser feitas por meio de formulário eletrônico. A conferência, em francês e com tradução simultânea, será realizada no auditório 1 da Face.

Douville vai tratar do papel do psicanalista no atendimento a migrantes ou refugiados que buscam auxílio na clínica, partindo da seguinte questão: “Como escutar os diversos códigos culturais dos quais uma palavra é portadora?” Ele argumenta que essa questão é a chave do “encontro do psicanalista com quem sofre da e de sua própria estranheza”. Nesse encontro, diz ele, “é melhor que o psicanalista seja tomado pela dúvida quanto à diferença do que pela codificação psicopatológica pejorativa acerca de suas maneiras de dizer, acreditar e fazer, que seriam anormais ou não, nesta ou naquela cultura”.

Bricolagem
Para Douville, a conferência funcionará como um espaço para o “testemunho desse trabalho analítico que implica poderosa bricolagem, pois faz um inventário do enxame de recomposições identitárias, de novas fabricações de alteridades e de análise dos processos de metamorfose, hibridização e invenções das referências que hoje fervilham nos contatos da sociedade e da cultura e também situa o risco das radicalizações e das clivagens”.

Durante sua estada na UFMG, Douville participará de seminários com integrantes do Núcleo Psilacs (Psicanálise e Laço Social no Contemporâneo) e ministrará a conferência de abertura do 4º Colóquio Internacional Instituição e Poder: diálogos entre psicanálise e direito, marcado para 22 de agosto.

Sobre o catedrático

O psicanalista e psicólogo clínico Christophe Olivier Douville
O psicanalista e psicólogo clínico Christophe Olivier Douville

Christophe Olivier Douville é professor de Psicologia na Universidade Paris X (Université Paris Nanterre) e diretor da Revista Clinical Psychology. É doutor em Psicologia Social Clínica (1982) pela Universidade de Paris XIII, com estudo dedicado a jovens de imigração norte-africana. Tornou-se psicanalista em 1988 e é membro do Espace Analytique, onde conduz seminários, desde 2004, e da Association Française des Anthropologues, desde 2008. Com Monique Selim, Douville é um dos organizadores, desde 2011, do Seminário Antropologia e Psicanálise: visões – teorias e terrenos.