Notícias Externas

Programa Conexões aborda discursos higienistas sobre pessoas em situação de rua

Discussão ganhou fôlego após crítica da deputada paulista Janaína Paschoal ao trabalho desenvolvido pelo padre Júlio Lancellotti na Cracolândia (SP)

70% das pessoas em situação de rua se declaram negras
70% das pessoas em situação de rua se declaram negras Jorge Araújo / Fotos públicas / CC BY-NC 2.0

Um debate sobre ajuda assistencial na chamada Cracolândia, no centro da cidade de São Paulo, ganhou repercussão nos últimos dias. Em entrevista ao Portal UOL, o padre Júlio Lancellotti, que atua com a Pastoral do Povo da Rua de São Paulo, denunciou que a Polícia Militar paulista tentou impedir a distribuição de comida para as pessoas em situação de rua na região. No último fim de semana, a deputada estadual Janaína Paschoal (PSL) usou suas redes sociais para comentar a reportagem e criticar a atuação de Lancellotti. Na publicação, ela defendeu que as ações assistencialistas direcionadas aos moradores da Cracolândia ajudam o crime. A deputada afirmou ainda que o padre Júlio Lancellotti ajudaria, "de verdade", se “convencesse seus assistidos a se tratarem e irem para os abrigos”. 

As críticas da deputada Janaína Paschoal reacenderam o debate nas redes sociais, resultando também no aumento das doações de cidadãos à Pastoral do Povo de Rua, em apoio ao trabalho do padre Júlio Lancellotti.  

Nesta terça-feira, 10, o professor André Luiz Freitas Dias, do Departamento de Psicologia e coordenador do programa Polos de Cidadania da UFMG, foi convidado para falar sobre o assunto no programa Conexões, da Rádio UFMG Educativa. Durante a conversa com a jornalista Luíza Glória, o professor explicou o que é o higienismo, abordou a negligência governamental em relação às pessoas em situação de rua e destacou a importância de políticas públicas. 

“Na média nacional, 91% da população em situação de rua no país encontra-se em posição de pobreza ou extrema pobreza. São famílias de renda per capita de até R$ 89 mensais. Nós precisamos de medidas muito urgentes: ampliar os espaços de acolhimento, espaços descentralizados e de políticas públicas estruturais”, defendeu.

Ouça a entrevista no Soundcloud


Produção: Laura Portugal, sob orientação de Luíza Glória
Publicação: Flora Quaresma, sob orientação de Hugo Rafael