Notícias Externas

Programa Conexões aborda, em entrevista, as características do nazismo

Vídeo da Embaixada da Alemanha em Brasília que associa nazismo e extrema-direita causou polêmica

Adolf Hitler: líder do nazismo alemão
Adolf Hitler: líder do nazismo alemão Foto: Bundesarchiv, Bild 183-H1216-0500-002 / CC-BY-SA

O nazismo foi um regime totalitário nacionalista alemão, comandado por Adolf Hitler, que durou de 1933 a 1945. O regime matou cerca de 11 milhões de pessoas em campos de concentração, entre elas seis milhões de judeus.

No início deste mês, a Embaixada da Alemanha em Brasília e o Consulado Geral da Alemanha no Recife publicaram no Facebook um vídeo que explica como funciona o ensino sobre o nazismo nas escolas alemãs. A peça afirma que os alemães não negam o passado e lembra que é crime na Alemanha negar o holocausto e fazer apologia ao nazismo.

E assim começou uma confusão na rede social: muitos usuários brasileiros do Facebook reclamaram da afirmação no vídeo que relaciona o nazismo à extrema-direita. Outros comentários questionavam o envolvimento do partido de Hitler, o Nacional-Socialista dos Trabalhadores Alemães, com a esquerda, e até mesmo a veracidade do holocausto.

Por outro lado, alguns brasileiros nos comentários se mostravam envergonhados e pediam desculpas pelos comentários exaltados. A Embaixada Alemã respondeu aos comentários, explicando que as informações presentes no vídeo eram fatos históricos e pediu que os usuários se manifestassem de maneira respeitosa.

Nesta terça-feira, 18, o contexto político e social do nazismo foi tema de entrevista com Maria Visconti, mestre em História e Culturas Políticas pela UFMG, no programa Conexões, da Rádio UFMG Educativa.

Ouça a conversa com Luíza Glória

O livro Ascensão e Queda do Terceiro Reich, do escritor William L. Shirer conta como surgiu e se desenvolveu o nazismo alemão, desde o nascimento de Hitler até o fim da Segunda Guerra Mundial, em 1945. O livro foi publicado pela primeira vez em 1960 e já teve várias edições no Brasil.

Produção de Giulliana Santos, sob orientação de Luíza Glória e Hugo Rafael