Programa Conexões discute mudanças no Código de Trânsito Brasileiro
Aprovadas em outubro de 2020, novas leis trazem mudanças significativas para o Código de Trânsito Brasileiro e estão em vigor desde o início desta semana
Já está em vigor o novo Código Nacional de Trânsito. As novas leis, aprovadas em outubro do ano passado pelo governo federal, trazem mudanças significativas para o Código de Trânsito Brasileiro. Uma das principais é a validade da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), que passou de cinco para dez anos, para os condutores de até 50 anos de idade. Outra mudança é em relação aos faróis acesos nas rodovias, independentemente do horário, lei válida desde 2016. Agora, o uso de faróis só é obrigatório durante o dia em rodovias não duplicadas ou em condições climáticas não favoráveis, como neblina, chuva ou cerração. O novo Código prevê também mudanças sobre formação de condutores, penalidades, uso de cadeirinhas, porte da CNH e prazos diversos.
O Detran-MG produziu uma cartilha com todas as mudanças, que pode ser acessada no site oficial do órgão.
Para discutir essas mudanças, os benefícios ou prejuízos que acarretam, a pertinência do novo Código, o programa Conexões, da Rádio UFMG Educativa, recebeu o especialista em planejamento de transportes urbanos Dimas Gazolla, professor do Departamento de Engenharia de Transportes e Geotecnia da Escola de Engenharia da UFMG. A entrevista foi ao ar nesta sexta-feira, 16.
Produção: Luíza Glória | Publicação: Alexandre Miranda