Programa Conexões entrevista indígena mestre em Antropologia pela UFMG
Edgar Nunes Correa, ou Edgar Kanaycõ, é o primeiro indígena a se tornar mestre pelo Programa de Pós-graduação em Antropologia da UFMG
Etnografia é o registro descritivo da cultura material de um determinado povo, de suas características antropológicas, sociais, entre outras. Seguindo essa mesma linha de pensamento, a etnofotografia também desempenha esse discurso de registro descritivo, porém em um suporte fotográfico. Edgar Nunes Correa, ou Edgar Kanaycõ, é o primeiro indígena mestre pelo Programa de Pós-graduação em Antropologia da UFMG.
Para a dissertação, Edgar Kanaycõ se baseou em registros fotográficos de sua comunidade indígena Xakriabá, no município de São João das Missões, no norte de Minas. O pesquisador também é um dos artistas com trabalhos na exposição Mundos Indígenas, em cartaz no Espaço do Conhecimento UFMG.
No programa Conexões desta quinta-feira, 13, Edgar Kanaycõ falou sobre sua dissertação de mestrado Etnovisão: o olhar indígena que atravessa a lente.
A exposição Mundos Indígenas conta com fotografias do povo Xakriabá e também dos povos Maxakali, Pataxoop, Yanomami e Ye’kwana. Aberta e gratuita, pode ser visitada de quinta a terça-feira. O telefone do Espaço do Conhecimento, para informações, é o 3409-8350.