Pesquisa e Inovação

Programa de empreendedorismo Startup U realiza nova fase neste fim de semana

Estudantes empreendedores: produtos com impacto real
Estudantes empreendedores: produtos com impacto real Artur Vilas Boas

De sexta-feira, 15, a domingo, 17, será realizada a segunda fase do programa de empreendedorismo Startup U, iniciativa do Núcleo UFMG de Empresas Juniores. O evento Weekend é destinado a universitários que desejam transformar ideias em negócios e que tenham integrado a primeira etapa do programa, quando foram determinados os grupos participantes.

Com a presença de especialistas em inovação, o evento será realizado no Parque Tecnológico de Belo Horizonte (BH-TEC). O intuito é proporcionar aos mais de 45 participantes a oportunidade de aprender sobre modelagem de negócios, análises de mercado, validação de produtos e técnicas de pitch [apresentação sumária].

A primeira fase do programa incluiu, além de encontros entre os participantes, palestras realizadas na UFMG, no Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (Ibmec) e na Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG).

Segundo Luís Felipe Veloso, diretor de Aprendizado e Empreendedorismo do Núcleo UFMG Jr. e um dos idealizadores do projeto, o impacto da Startup U vai além das mais de 700 pessoas e 15 instituições de ensino alcançadas pelo programa. "Cultivando o empreendedorismo desde a universidade, seremos capazes de transcender os objetivos da formação acadêmica, de utilizar os maiores centros de pesquisa do país para desenvolver produtos e serviços que terão impacto real sobre a vida dos indivíduos no curto e no médio prazo", diz Veloso.

O BH-TEC está localizado na rua Professor José Vieira de Mendonça, 770, Engenho Nogueira. Mais informações podem ser obtidas no site do evento, na página do Facebook ou pelo telefone (31) 99376-0689.

O Startup U é programa de pré-aceleração de startups que incentiva a criação de novos modelos de negócios no ambiente acadêmico. Por meio do projeto, os participantes podem conhecer técnicas de desenvolvimento de startups e ser orientados por professores e empreendedores de destaque em Belo Horizonte, cidade que é considerada um dos mais importantes polos de inovação e empreendedorismo do mundo.