Programa de Monitoria da Graduação aprova 102 propostas para o biênio 2024-2025

Resultado preliminar foi divulgado nesta quarta-feira; cabe recurso

Monitores apresentam trabalhos durante a Semana da Graduação
Monitores apresentam trabalhos durante a Semana da Graduação: projetos premiados receberam mais bolsasFoto: Carol Carvalho | Prograd UFMG

Foi divulgado nesta quarta-feira, dia 20, o resultado preliminar da Chamada PMG 2024-2025, que orientou a seleção de projetos para o Programa de Monitoria da Graduação (PMG). Foram aprovadas 102 propostas, que contemplam a concessão de 677 bolsas de graduação – 427 na modalidade Ampla Concorrência e 250 na modalidade Ações Afirmativas – e 80 complementações de bolsas de pós-graduação para estudantes de mestrado ou doutorado.

O PMG busca promover a iniciação à docência de estudantes de graduação e pós-graduação, por meio da criação de equipes didáticas. Essas equipes reúnem docentes orientadores e os bolsistas em torno de um projeto de ensino com objetivos contextualizados, que vão desde o desenvolvimento de estratégias para diminuir a retenção no ensino de graduação até a promoção da qualidade e inovação do processo de ensino-aprendizagem na graduação. A principal finalidade é estimular uma cultura de docência coletiva em prol da melhoria do ensino de graduação.

Criado em 1959, o PMG foi avaliado e passou por uma reestruturação que resultou em novas regras que passaram a valer a partir da seleção dos projetos para o biênio 2020-2021. A terceira chamada do Programa desde a sua reconfiguração engloba o biênio 2024-2025. A estrutura da iniciativa segue as Diretrizes para Projetos de Ensino-Aprendizagem nos Cursos de Graduação na UFMG, aprovadas pela Câmara de Graduação em janeiro de 2021.

Aprimoramento
“O PMG tem importância ímpar para os cursos de graduação e é uma oportunidade de aprimoramento profissional e pessoal para os estudantes”, afirma a diretora de Mobilidade, Estágios e Bolsas, Fabiane Ferreira. “Temos refletido sobre o processo de distribuição das bolsas acadêmicas no que diz respeito às suas normas e operacionalização, buscando caminhos para garantir as ações afirmativas e, ao mesmo tempo, favorecer o aprimoramento contínuo dos projetos”, sustenta a professora.

O julgamento das propostas foi realizado com apoio do Comitê Assessor da Câmara de Graduação (Comitê 21), instituído pela Resolução CG Nº 6, de 25 de setembro de 2020. Recursos contra o resultado da chamada poderão ser formalizados por meio do formulário de Interposição de recurso, disponível no Sistema de Fomento da Prograd.

Complementação de bolsas
“Apesar das limitações orçamentárias, foram envidados esforços para viabilizar um pequeno aumento no montante de bolsas distribuídas, em relação à chamada anterior, incluindo, como novidade, a possibilidade de complementação de bolsas de pós-graduação”, destaca o pró-reitor de Graduação, Bruno Otávio Soares Teixeira. “Além disso, o Comitê Assessor destacou a importância de, em comparação às edições anteriores da chamada, ampliar o número de bolsas concedidas para projetos premiados na Semana do Conhecimento ou que contaram com número expressivo de voluntários nos dois últimos anos. Outra orientação diz respeito à redução do número de bolsas de projetos que não foram devidamente estruturados de acordo com as Diretrizes para Projetos de Ensino-Aprendizagem nos Cursos de Graduação", acrescenta o pró-reitor.

Mais informações podem ser solicitadas pelo e-mail bolsaspmg@prograd.ufmg.br ou pelos telefones (31)3409-4058/6453/6449/3850.

Com Setor de Comunicação da Prograd