Extensão

Programa Envelhecimento Ativo, da EEFFTO, é finalista de prêmio pró-longevidade

Iniciativa visa reconhecer boas práticas desenvolvidas em BH em favor da terceira idade; votação popular está aberta

Programa atua na promoção da qualidade de vida de pessoas idosas e na formação de acadêmicos
Programa atua na promoção da qualidade de vida de pessoas idosas e na formação de acadêmicos Arquivo Programa Envelhecimento Ativo

O programa Envelhecimento Ativo, da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO), é finalista do Prêmio Pró-longevidade, organizado pela Rede Longevidade, em parceria com o Conselho Municipal do Idoso e a Prefeitura de Belo Horizonte. 

O prêmio reconhece boas práticas no campo da cultura da longevidade realizadas na capital, valorizando iniciativas que potencializam essa causa na sociedade. Os melhores programas foram selecionados por uma comissão julgadora composta de representantes de diversos segmentos sociais. A etapa de votação popular está aberta no site da organização até terça-feira, dia 6 de outubro.

Desde 1992, o programa de extensão atende ao público acima de 45 anos e oferece, a valores simbólicos, atividades físicas, sociais e culturais, conduzidas por estudantes dos cursos de graduação da UFMG e universidades parceiras, sob a coordenação de professores da Universidade. Atualmente, são atendidas mais de 600 pessoas.

O programa se destaca também no desenvolvimento de pesquisas e trabalhos acadêmicos, atuando como campo de estágio e espaço para intervenções de  acadêmicos da UFMG e de instituições parceiras. “Ao longo de quase 30 anos, testemunhamos muitas histórias de superação, apoiados nos pilares da intergeracionalidade e do protagonismo da pessoa idosa”, destacam os coordenadores gerais, os professores Franco Noce e André Gustavo. 

O resultado da votação será divulgado no dia 8 de outubro.

Em 2018, o programa foi tema de reportagem de capa do Boletim UFMG.

Com Assessoria de Comunicação da Proex