Pesquisa e Inovação

Programa que reúne documentos relevantes para a memória da América Latina registra candidaturas

Inscrições vão até 31 de agosto

Bandeiras


O Comitê para a América Latina e Caribe do Programa Memória do Mundo (Mowlac), da Unesco, abriu chamada para proposições de registro até 31 de agosto. O objetivo é avaliar a incorporação de novos documentos ou conjuntos documentais – de natureza arquivística, bibliográfica ou audiovisual – que tenham relevância para a memória coletiva da sociedade latino-americana e caribenha.

O registro confere visibilidade mundial ao patrimônio avaliado e à instituição na qual ele se encontra. "Trata-se de um instrumento de reconhecimento do patrimônio bibliográfico e documental de empresas e instituições", afirma a bibliotecária da UFMG Diná Araújo, recentemente designada membro do Mow-Brasil.

As candidaturas devem ser enviadas em duas cópias nas línguas inglesa e espanhola, no formato de documento, arquivo ou coleção audiovisual. Mais informações sobre a candidatura podem ser obtidas na página do Mowlac.

Preservação de registros
O Programa Memória do Mundo foi criado em 1992 com o objetivo de preservar e difundir documentos, arquivos e bibliotecas de grande valor. A intenção é despertar a consciência coletiva para a importância de preservar os registros da evolução dos descobrimentos, das conquistas e do pensamento das sociedades.