Notícias Externas

Programação de fim de ano da Rádio UFMG Educativa terá música eletrônica e homenagem a Rita Lee

Produção ‘Lovely Rita’ marca os 75 da rainha do rock, enquanto o especial ‘3 em 1’ reúne os programas ‘Junto e Mixado’, ‘Hora Rap’ e ‘Eletronika’

No dia 31 de dezembro, a Rádio UFMG Educativa levará ao ar duas produções especiais de fim de ano. A partir das 21h, o rock irreverente de Rita Lee dá o tom do especial Lovely Rita, em homenagem aos 75 anos da artista, que faz aniversário na mesma data. Fora dos palcos há mais de dez anos, a cantora e compositora paulista construiu uma trajetória de sucesso internacional ao longo de mais de cinco décadas, com milhões de álbuns vendidos, participação no movimento Tropicália e grande influência no cenário cultural nacional. 

Com apresentação de Laura Portugal e do locutor Luiz Fernando Freitas, do Noite Ilustrada, Lovely Rita reunirá informações sobre as diferentes fases da carreira de Lee, como a estreia na banda Mutantes e a parceria com o músico Roberto de Carvalho, além de tocar alguns de seus maiores clássicos. 

Clever Dj, Carol Machado e Dj Guimyts, do programa Junto e Mixado
Clever Dj, Carol Machado e Dj Guimyts, do programa Junto e Mixado Foto: Denewsin

Som da virada

Na virada para 2023, a partir das 22h, os DJs da emissora se reúnem no especial ‘3 em 1 - O Som da Virada’, que reúne três programas da UFMG Educativa: o Junto e Mixado, o Hora Rap e o Elektronica. Em comum, todas as atrações são comandadas por DJs, cada um com suas características. 

O Hora Rap é feito por Clebin Quirino, DJ há mais de 20 anos, e Michel Brasil. Já o Elektronica é conduzido pelo professor do curso de Design da UFMG Leo Oliveira, também DJ desde o fim da década de 1980. O Junto e Mixado é produzido por cinco pessoas: os DJs Guimyts, no ofício desde 2000; Brown Breaks, de Guarulhos (SP), com mais de 30 anos de estrada; Lorin, que atua desde 1993; Clever DJ, na cena musical desde 1996; e a  produtora Carol Machado, que começou a atuar com programa próprio no rádio em 2014. 

“Decidimos unir essa turma para fazer um especial dançante de virada de ano, um programa que vai ter três horas de duração, sem intervalos. Haverá momentos em que vamos conversar entre os sets, falar a respeito das músicas, da história dos projetos, e ao mesmo tempo dos sets mixados, que vão ser o carro-chefe do programa. Teremos seis sets mixados pelos seis DJs dos três programas”, antecipa Guilherme Amintas, o DJ Guimyts, também responsável pela direção musical da Rádio UFMG Educativa. 

Clebin Quirino comanda o Hora Rap na UFMG Educativa
Clebin Quirino comanda o Hora Rap na UFMG Educativa Foto: Daniel Stone

A condução do especial será de Clebin Quirino. A programação musical terá hits da dance music que tocaram no Junto e Mixado, compilados pelos seis DJs. Além disso, cada um vai trazer sons de sua própria vertente musical .

“Vamos ter um set bem misturado feito por mim, com um pouco de house, electro, disco music e ritmos como o funk original. O Clebin fez um compilado de rap nacional e internacional, o Brown trouxe uma linha musical chamada modern funk, um tipo de som feito nos ‘anos 80’ que hoje mistura o acústico e o eletrônico. O Leo trouxe um pouco da pegada dele com nu funk e nu disco, uma linha que lembra muito o house, porém com o groove do funk dos anos 70”, conta o DJ Guimyts.

“Já o Clever mudou totalmente a roupagem, saiu da esfera do funk music e foi para o pop dos anos 80, tanto nacional quanto internacional, tudo mixado, e o Lorin fez um set na abertura do ano com Coldplay e segue com elementos mais pop até entrar na house music, que é o estilo dele”, conclui Guimyts.

As produções serão veiculadas na frequência 104,5 FM e na página da Rádio UFMG Educativa.

Leo Olivera é o produtor e apresentador do programa Elektronica, na Rádio UFMG Educativa
Leo Olivera é o produtor e apresentador do programa Elektronica, na Rádio UFMG Educativa Foto: Luís Eduardo Oliveira
Brown Breaks é colaborador do projeto Junto e Mixado
Brown Breaks é colaborador do projeto Junto e Mixado Foto: Erick Novais
Dj Lorin é também colaborador do programa Junto e Mixado
Dj Lorin é também colaborador do programa Junto e Mixado Foto: Guilherme Amintas

Alessandra Dantas e Laura Portugal