Pesquisa e Inovação

Projeto da Escola de Enfermagem da UFMG visita idosos para detectar doença renal crônica

A doença ou insuficiência renal crônica é a perda gradual das funções renais. Quando não identificada e tratada, pode levar à paralisação dos rins, órgãos fundamentais para manter o equilíbrio do corpo, por meio da filtragem de substâncias e nutrientes do organismo. Conheça o projeto desenvolvido pela Escola de Enfermagem da UFMG, desde 2010, que faz visitas domiciliares a pessoas idosas da região noroestes de Belo Horizonte. O objetivo é identificar precocemente a insuficiência renal, de forma a minimizar os possíveis danos da doença.

Entrevistados: Eva Martins (assistente social); Patrícia Aparecida (doutoranda da Escola de Enf. da UFMG) e Sonia Soares (Coord. do projeto).

Produção e reportagem: Isabela Freitas e Tuany Alves

Imagens: Antônio Soares e Cássio de Jesus (Cinegrafistas)

Edição de Imagens: Tâmara Martins