Projeto da UFMG promove cultura de paz por meio da comunicação não-violenta

Pesquisador analisa formas de se alcançar a paz em meio a discursos extremistas

A Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou 2019 como o Ano Internacional da Moderação, visando ampliar debates acerca da promoção do diálogo e da tolerância, por exemplo. Em meio a um início de ano afetado por atos violentos ocorridos no Brasil e ao redor do mundo, como o tiroteio em massa em duas mesquitas na Nova Zelândia em março, podemos nos perguntar: estamos vivendo em tempos extremistas?

O pesquisador do Depto. de Psicologia da UFMG, Lucas Avelar, conta à TV como é possível identificar um discurso extremista e se há um meio de se alcançar uma cultura de paz em meio à violência. Confira:

Na Faculdade de Direito da UFMG, o Projeto Ciranda visa atuar nos campos do ensino, da pesquisa e extensão por meio do uso das práticas restaurativas. Um dos programas dentro do projeto leva a escolas do ensino público de Belo Horizonte conhecimentos acerca da comunicação não-violenta para a resolução de conflitos. Segundo o professor e coordenador do projeto Fernando Jayme, a partir desse primeiro contato, tanto alunos quanto professores e funcionários dessas escolas podem atuar como multiplicadores desses conhecimentos, levando-os do núcleo escolar para seus núcleos familiares e atuando, assim, em prol de uma cultura de paz.

O Projeto Ciranda apresenta, nesta sexta-feira (24), um seminário internacional com o tema “Cultura de Paz”. Mais informações clicando aqui.