Extensão

Projeto da UFMG vence prêmio de associação de escolas de arquitetura da América do Sul

Com participação de alunos, iniciativa ‘Diálogos – janelas afora, portas adentro’ acolhe as formas de estar na cidade compartilhadas por moradores

Projeto conta com a colaboração de estudantes da disciplina Laboratório Transversal A – Diálogos na Cidade
Projeto conta com a colaboração de estudantes da disciplina Laboratório Transversal A – Diálogos na Cidade Grupo PRAXIS

Com o objetivo de promover formas de se conhecer o espaço urbano a partir do olhar de quem o habita, o grupo de pesquisa PRAXIS, da Escola de Arquitetura da UFMG, desenvolveu o projeto Diálogos – janelas afora, portas adentro. A iniciativa, coordenada pela professora Denise Morado, reúne textos, imagens e vídeos de moradores de diversas regiões de Minas, que compartilham as múltiplas formas de estar na cidade. Produzindo  narrativas nas quais o conhecimento científico dialoga com saberes produzidos popularmente, a ação contempla também as narrativas sobre a moradia no contexto da pandemia. 

Neste ano, o projeto foi reconhecido no 24° Congresso da Associação de Escolas e Faculdades Públicas de Arquitetura da América do Sul e conquistou o Prêmio Extensão Arquisur 2021. Quem contou mais sobre a iniciativa, em entrevista ao programa Expresso 104,5 desta segunda-feira, 6, foi o estudante do 8º período do curso de Arquitetura da UFMG Marcos Dias, um dos integrantes do Diálogos – janelas afora, portas adentro. O convidado explicou como surgiu a ideia e como foi a busca pelos moradores das cidades que integram o projeto, que ocorreu já durante a pandemia de covid-19. As instruções eram livres, o que proporcionou um retorno muito rico em formatos e narrativas dos participantes. 

Dias contou que a iniciativa também busca trazer visibilidade para saberes e práticas populares que, ao longo dos últimos tempos, têm perdido espaço. “Esse é o principal objetivo do nosso projeto Diálogos, trazer esses saberes mesmo. É importante preservar isso porque na academia a gente fica bem distante”, comentou o estudante. Ele também compartilhou um pouco sobre a experiência de receber o Prêmio Extensão Arquisur 2021 e revelou que o projeto ainda não chegou ao fim. Os próximos passos são introduzir as informações reunidas numa plataforma on-line, em busca de aumentar a visibilidade para essa multiplicidade de olhares.

Ouça a entrevista completa pelo Soundcloud

Todos os materiais que integram o projeto Diálogos – janelas afora, portas adentro podem ser acessados através do site do Espaço do Conhecimento. Confira também o site do projeto Leitura do Lugar, indicado pelo entrevistado.

Produção: Laura Portugal, sob orientação de Filipe Sartoreto
Publicação: Enaile Almeida, sob orientação de Alessandra Dantas