Notícias Externas

Projeto de comunicação desenvolvido por adolescentes questiona padrões de beleza

Estudantes de 13 a 18 anos desenvolveram também projetos sobre maus tratos aos animais e planejamento de vida na maioridade

Uma das artes do projeto 'Ninguém impõe ninguém'
Uma das artes do projeto 'Ninguém impõe ninguém' Imagem: Isa Silva

A Agência de Iniciativas Cidadãs (AIC) é uma instituição que articula, constrói e fortalece ações destinadas à promoção da cidadania. Dentre as iniciativas da AIC, está o curso gratuito Protagonismo Juvenil, que oferece espaço e ferramentas para que a juventude construa ativamente o conhecimento e projetos, partindo de desafios de suas próprias realidades. Alunos do curso de 13 a 18 anos desenvolveram três projetos de comunicação que trabalham os seguintes temas: maus tratos aos animais, planejamento de vida na maioridade, imposição de padrões de beleza. 

O projeto Ninguém impõe ninguém foi desenvolvido por um grupo de meninas para refletir sobre a lógica do que é considerado belo ou normal, pondo em xeque diferentes formas de opressão, como a pressão estética, a gordofobia, o bullying, o racismo e a LGBTfobia. As meninas produziram ilustrações que estão sendo espalhadas pela cidade em forma de lambe-lambe. 

Nesta quinta-feira, 9, o projeto Ninguém impõe ninguém foi tema de entrevista no programa Expresso 104,5, da Rádio UFMG Educativa. Na edição, o apresentador Filipe Sartoreto conversou com uma das criadoras, a estudante Cecília Alice, 14 anos, aluna do curso Protagonismo Juvenil da AIC e do 8º ano na Escola Municipal Henriqueta Lisboa. 

Ouça a entrevista completa no SoundCloud.

O projeto pode ser acompanhado pelo Instagram e também pelo site.

Produção: Flora Quaresma, sob orientação de Filipe Sartoreto