Projeto do Centro Pedagógico da UFMG realiza educação inclusiva

Brincadeiras e processos de criação trabalham a sensibilidade, o reconhecimento corporal e a socialização das crianças

Dança e Potencialidades é um projeto do Centro Pedagógico da UFMG, criado em 2017, com o objetivo de refletir e realizar movimentos para uma educação inclusiva. Por meio de brincadeiras e processos de criação, crianças trabalham o reconhecimento corporal e compartilham suas distintas sensibilidades em relação ao tempo e o espaço. A socialização é mediada por estudantes de graduação da UFMG.

A iniciativa recebeu o prêmio FEBRAT 2018, como melhor trabalho na Categoria Humanas, na VII Feira Brasileira dos Colégios de Aplicação e Escolas Técnicas. Como consequência, o projeto foi convidado a apresentar o trabalho na Universidade do Minho, em Braga, Portugal, em julho desse ano. A coordenadora do projeto, Marlaina Roriz, está recolhendo contribuições voluntárias para custear a viagem.

Assista o vídeo produzido pela TV UFMG sobre o tema.

Ficha

Entrevistados: Isabela Alcântara, aluna do Centro Pedagógico; Marlaina Roriz, professora do Núcleo de Arte do CP - UFMG; Gisele Petrina, estudante de Dança - UFMG; Maria Cecília Macedo, aluna do Centro Pedagógico; Letícia Sales, aluna do Centro Pedagógico; Adriel Hott, aluno do Centro Pedagógico; Alexandre Araújo, aluno do Centro Pedagógico.

Produção: Otávio Alves, Ludmilla Cabral e Gabriel José
Reportagem: Gabriel José