Projeto Moradores resgata patrimônio cultural do bairro Lagoinha
Depoimentos de pessoas que têm alguma história com o local darão origem a exposição fotográfica e documentário
Com o objetivo de valorizar e promover o patrimônio cultural do bairro Lagoinha, um dos mais antigos bairros de Belo Horizonte, localizado na região Central da cidade, o Projeto Moradores - A Humanidade do Patrimônio coletou depoimentos de pessoas que moram, trabalham, frequentam ou têm uma história com o local.
A coleta desses testemunhos foi feita na primeira semana de junho, em tendas montadas na Lagoinha e nas comunidades do entorno: Pedreira Prado Lopes, Vila Senhor dos Passos, Conjunto IAPI e Bonfim. O material será organizado, agora, para a montagem de uma exposição fotográfica em grande formato, de um documentário de curta metragem, além de diversas intervenções pelas ruas, casas e prédios da Lagoinha.
A iniciativa é uma parceria da Fundação Municipal de Cultura com a Nitro Histórias Visuais. O projeto foi idealizado pelo escritor Gustavo Nolasco e conta com a participação dos fotógrafos Marcus Desimoni e Bruno Magalhães e do cineasta Alexandre Baxter.
O fotógrafo Marcus Desimoni concedeu entrevista ao Programa Conexões.
A abertura da exposição será no dia 29 de junho, no Mercado da Lagoinha (Avenida Presidente Antônio Carlos, 821, Lagoinha). Na ocasião, será montado um varal fotográfico, onde cada morador poderá retirar uma cópia de sua foto.