Extensão

Projeto Perspectivas, do Conservatório, apresenta espetáculo que integra música, textos e imagens

Um espetáculo sonoro e visual é a atração desta sexta, 19, na agenda do Projeto Perspectivas, sediado no Conservatório UFMG. Trata-se de Paisagem lunar: Moonscape, do maestro e compositor mineiro Andersen Viana, que propõe experiência sensorial na qual imagens e textos são mesclados às composições musicais. A apresentação terá início às 20h, com entrada gratuita.

O espetáculo é composto de 11 momentos e propõe o laptop como instrumento de performance musical, fornecendo ambientações e texturas pré-compostas como pano de fundo para as peças. Textos ilustrativos de Viana e imagens criadas pelos cineastas Marco Aurélio Ribeiro e Carlos Canela, com base na obra da pintora Esthergilda Menicucci, compõem a apresentação.

Andersen Viana propõe o laptop como instrumento de performance musical
Andersen Viana propõe o laptop como instrumento de performance musical Daniel Iglesias / Divulgação

Ph.D em música pela Universidade Federal da Bahia, Andersen Viana [foto] iniciou cedo suas atividades de compositor e de professor. Atua como produtor cultural e leciona no Palácio das Artes para os alunos de música da Fundação Clóvis Salgado. Também ministra palestras e oficinas em instituições no Brasil e exterior.

Seu percurso na música se iniciou em casa, onde estudou com seu pai, Sebastião Viana, revisor e assistente de Heitor Villa-Lobos. Posteriormente, aperfeiçoou seus conhecimentos em instituições no Brasil, Itália e Suécia. Compôs 365 peças para instrumentos acústicos e eletrônicos. Também compôs e produziu para o cinema e criou e dirigiu grupos vocais e instrumentais.

O Projeto Perspectivas integra o programa Muitas culturas nos campi, que é coordenado pela Diretoria de Ação Cultural (DAC) da UFMG. O projeto contempla diferentes linguagens artísticas e promove a difusão da produção de grupos de teatro, dança, música, literatura e artes visuais locais, por meio de performances, intervenções e instalações.

O Conservatório UFMG fica na avenida Afonso Pena, 1.534, Centro. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (31) 3409-8300.

Com Assessoria de Comunicação do Conservatório UFMG