Extensão

Projeto promove oficina gratuita de jogos de tabuleiro; inscrições terminam no dia 15

Jogos de tabuleiro:
Jogo de tabuleiro: na rota da teoria dos jogosEspaço do Conhecimento UFMG

Termina nesta segunda-feira, 15, o prazo de inscrições para a última edição da oficina de criação de jogos de tabuleiro, que será oferecida de 17 a 19 de fevereiro, como parte do projeto Jogos digitais: pensar, criar, jogarAs inscrições devem ser feitas pela internet. São disponibilizadas 10 vagas para pessoas acima de 14 anos.
O objetivo da oficina, que será realizada à tarde, na Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (Fafich), campus Pampulha, é introduzir os participantes no contexto de jogos clássicos e teorias de jogos.


Além de fazer experimentações, os participantes terão oportunidade de desenvolver um jogo próprio de tabuleiro, trabalhando em grupos. Durante todas as etapas do processo, eles serão acompanhados pelos monitores da oficina, também especializados na produção de jogos.


A oficina tem duração de três dias. O primeiro será dedicado a introdução aos conceitos da teoria clássica, conhecimento e experimentação de vários jogos de tabuleiro e apresentação do projeto que será apropriado e desenvolvido pelos participantes.


No segundo dia, as propostas para o jogo de tabuleiro serão elaboradas e estruturadas. E no último dia, os participantes vão trabalhar na elaboração visual, na consolidação das regras e da dinâmica, antes de testar o protótipo.

O projeto 

O projeto Jogos digitais: pensar, criar, jogar contou com ciclo de debates, palestras e oficinas realizados ao longo de 2015 e no início deste ano. As atividades têm relação com o tema que dá nome ao projeto, abordando as reflexões teórica e prática sobre jogos.


O objetivo do projeto é promover e ampliar a discussão e o conhecimento acerca do universo dos jogos digitais, partindo das bases teóricas e culturais das versões analógicas,que também abrangem os esportes, a brincadeira e competições de todo tipo.