Notícias Externas

Projeto realiza oficinas gratuitas de pandeiro para mulheres em praças públicas de BH

'As Panderista - Roda de Pandeiro" promove encontros, momentos de escuta e afeto por meio da música

'As Panderista': falta de concordância no nome representa
'As Panderista': falta de concordância no nome representa "a ideia de sermos muitas e sermos únicas". Foto: Femme Colab / Intagram @aspanderista

Começa neste sábado, 19/03, o projeto “As Panderista - Roda de Pandeiro”, que realiza oficinas de pandeiro para mulheres em três praças públicas de Belo Horizonte. Organizado pelas artistas e multi-instrumentistas Manu Ranilla, Anna Lages e Luísa de Paula, o projeto será realizado simultaneamente na Praça Ramatis - Bairro Aparecida, na Praça Cristo Reina – Barreiro e na Praça Carlos Marques – Calafate, em 4 encontros, sempre aos sábados. 

Com o objetivo de  promover o encontro de mulheres por meio da música, as oficinas buscam promover momentos de escuta coletiva e afeto, enquanto oferecem noções básicas do pandeiro a partir de ritmos da música brasileira e também do processo de fabricação do instrumento a partir de materiais alternativos e acessíveis.Serão 4 encontros, sempre aos sábados, nos dias 19 e 26 de março e 2 e 9 de abril, das 10h da manhã ao meio dia. No dia 16 de abril será realizado um encontro final das 2 às 4h da tarde, no Parque Municipal, no  Centro, com participação da cantora e instrumentista mineira, Nalú Pimenta.

Todas as atividades são gratuitas e não é necessária inscrição. Mais informações  no @aspanderista no Instagram.

O Expresso 104,5 conversou com a panderista, multi-instrumentista, atriz e compositora, Luiza de Paula, uma das coordenadoras do projeto.

Ouça a conversa com o apresentador Filipe Sartoreto.

Produção: Filipe Sartoreto