Notícias Externas

Psicanálise não é pseudociência, defendem Gilson Iannini e Cristian Dunker

Em entrevista à Rádio UFMG Educativa, autores do livro ‘Ciência pouca é bobagem’ antecipam questões que serão apresentadas em conferência nesta sexta, no auditório da Reitoria

Cristian Dunker e Gilson Iannini escreveram livro-resposta a Natália Pasternak e Carlos Orsi Foto: Divulgação | Ubu Editora

Os psicanalistas e professores Christian Dunker, do Departamento de Psicologia Clínica da Universidade de São Paulo (USP), e Gilson Iannini, do Departamento de Psicologia da UFMG, apresentam nesta sexta-feira, dia 12, às 14h, a conferência Ciência pouca é bobagem: por que psicanálise não é pseudociência, promovida pelo Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares (IEAT), no auditório da Reitoria, no campus Pampulha. A participação é gratuita e aberta ao público.

O título da conferência, que abre as comemorações dos 25 anos do IEAT, é o mesmo do livro que a dupla publicou no fim do ano passado pela Ubu Editora, em resposta ao livro Que bobagem! (Editora Contexto), escrito pela microbiologista Natália Pasternak em parceria com o jornalista Carlos Orsi, também publicado em 2023, que classifica a psicanálise, entre outras áreas do conhecimento, como pseudociência.

Dunker e Iannini anteciparam aspecto da conversa em entrevista à jornalista Alessandra Ribeiro, da Rádio UFMG Educativa. A conversa foi veiculada nesta quinta-feira no programa Conexões. Ouça a entrevista:

Inimigo inexistente
Durante a conversa, os psicanalistas contextualizaram a polêmica levantada pelo livro de Pasternak e Orsi. “Eles descrevem um inimigo que não existe. Nenhum psicanalista se reconheceria no modo como eles descrevem a psicanálise”, observa Iannini.

“Embora haja relativo consenso de quais são as ciências e as pseudociências, isso não quer dizer que tenhamos um acordo conceitual sobre como definir a ciência. E a psicanálise sempre foi o caso mais complicado – desde o seu nascimento, ela tem um estatuto mais híbrido e, por conta disso, é o campo mais controverso nessa disputa”, analisa o professor da UFMG.

Gilson Iannini e Cristian Dunker em entrevista à jornalista Alessandra Ribeiro, da Rádio UFMG Educativa
Gilson Iannini (no alto) e Cristian Dunker em entrevista à jornalista Alessandra Ribeiro, da Rádio UFMG Educativa Foto: Reprodução | Zoom

Dunker, por sua vez, antecipa que a proposta na conferência desta sexta é debater e demonstrar o caráter científico das humanidades, em especial da psicanálise. “Ciência funciona exatamente assim: a partir da argumentação pública, de comunidades de pesquisa, de justificações metodológicas, da transmissão de problemas, da renovação de hipóteses. Então, há algo que seria próprio da psicanálise nessa conversa, porque, de certa maneira, ela recupera uma série de elementos que foram sendo destruídos pela construção do método moderno de conhecimento”, argumenta o professor da USP.

Em agosto de 2023, Natália Pasternak também concedeu entrevista à Rádio UFMG Educativa sobre o lançamento do livro Que bobagem!. A conversa foi conduzida pela jornalista Alessandra Dantas. Ouça:

IEAT, 25 anos
A conferência de Dunker e Iannini inaugura o ciclo de comemorações do IEAT, que está completando 25 anos de contribuição à pesquisa interdisciplinar e à produção de conhecimento inovador. Pavimentando o futuro é o tema que norteará as reflexões. "Vamos refletir sobre o papel da transdisciplinaridade na construção de um futuro mais justo e sustentável. Esse convite não se restringe à comunidade acadêmica e se estende a todos os interessados em explorar novas abordagens para os desafios contemporâneos, sejam eles de ordem científica, social, econômica ou ambiental”, explica a professora Patrícia Kauark, diretora do órgão.