Notícias Externas

Publicação que une braile e português será lançada em Belo Horizonte

Idealizador pensou em um livro que pudesse ser lido por pessoas cegas e não cegas, de forma conjunta

Livro reúne 15 contos em português e em braile
Livro reúne 15 contos em português e em braile Divulgação

Há no mundo vários livros publicados sobre a cegueira. Um dos mais famosos é a obra do escritor português José Saramago, Ensaio sobre a Cegueira, lançada em 1995, e adaptada para o cinema em 2008. Por meio de publicações e filmes como esse, as pessoas que enxergam normalmente podem refletir sobre a cegueira e sobre a condição das pessoas cegas.

Porém, tal possibilidade não satisfez o advogado, diretor, ator e escritor Lúcio Paiva Júnior, que apresentou ao mundo a proposta de lançar uma publicação que cegos e deficientes visuais parciais possam ler junto com pessoas que enxergam sem dificuldade: o livro OuVi Contar.

O idealizador do projeto Lúcio Paiva Júnior falou sobre a publicação em entrevista ao programa Universo Literário, da Rádio UFMG Educativa, nesta sexta-feira, 14.

ouca-a-reportagem-de-gabriela-sorice-14-09-2018.mp3

O livro será lançado em três datas e locais diferentes, aqui em Belo Horizonte. A primeira é neste sábado, 15, às 9h, Biblioteca Estadual Luiz de Bessa, que fica no Circuito Cultural Praça da Liberdade.

Na semana que vem, o livro será lançado em outros dois lugares: na terça, 18, no Centro Cultural Minas Tênis Clube (Rua da Bahia, 2.244, Lourdes), e na sexta-feira, 21, na Biblioteca Pública Infantil e Juvenil de Belo Horizonte (Rua Guaicurus, 50, Centro).

Outras informações podem ser consultadas na página do projeto no Facebok.

Produção de Larissa Fernandes, sob orientação de Hugo Rafael